Cooperativismo financeiro engajado na educação financeira dos brasileiros

Brasília (16/6/21) – Todos os dias as cooperativas mostram o quanto se preocupam com a comunidade à sua volta. Aliás, esse é um dos valores que norteiam esse modelo de negócios. E uma das provas disso vem da área financeira. É o aponta o relatório do Fórum Brasileiro de Educação Financeira que, junto com o Banco Central, promoveu a sétima edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), com apoio de mais de 400 instituições financeiras, entre elas, cooperativas de crédito. Vale destacar que o tema do evento, no ano passado, foi: Resiliência Financeira: como atravessar a crise?

Ao todo, 2.667 ações e 611 campanhas foram realizadas ao longo da Semana Enef, em 856 municípios, beneficiando um público de mais de 107 milhões de brasileiros. E a prova de que as cooperativas estão comprometidas com a saúde financeira das pessoas é que 86% de todas as iniciativas foram realizadas pelas cooperativas de crédito (2.290 ações e 545 campanhas). Além disso, elas foram responsáveis por 53% do público alcançado.

“Como em várias edições anteriores, mais uma vez as cooperativas de crédito foram as maiores contribuintes na Semana ENEF, tanto em termos de quantidade de iniciativas quanto em público atingido, elevando em muito o alcance das ações da ENEF”, comentou Maurício Costa de Moura, presidente do Fórum Brasileiro de Educação Financeira.

Segundo ele, a educação financeira é essencial para o cidadão em todos os momentos de sua vida, mas é particularmente importante em um ano como foi 2020, em que a pandemia da Covid-19 fragilizou as finanças de uma grande parcela dos brasileiros. “Mais do que em qualquer outra época, é premente falar da importância do planejamento, da poupança e do uso consciente do crédito”, explica Moura.

COOPERATIVISMO

O Sistema OCB estimula a participação das cooperativas desde a primeira edição da Semana Enef, realizando iniciativas que mostram que lidar com dinheiro não é tarefa tão complicada assim. E quem nos explica a importância da contribuição do cooperativismo nesse processo de educação financeira do brasileiro é o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

“Considerando a capilaridade das nossas cooperativas de crédito – afinal de contas estamos em praticamente todos os municípios brasileiros, em centenas deles, inclusive, como a única instituição financeira existente – temos o dever de contribuir com a sociedade. Por isso, palestras e cursos sobre o valor do dinheiro, como lidar com ele, onde e como investir e, ainda, como planejar a vida financeira são grandes exemplos de como as cooperativas fazem seu dever de casa”, comenta, reforçando: “é por isso que estimulamos as cooperativas a fazerem parte desse grande evento, realizando ações locais, com grande repercussão na vida e no modo de agir das pessoas”, comenta Nobile.

Além disso, o superintendente do Sistema OCB também destacou que as cooperativas de crédito estão atuando em prol da Agenda BC# – um pacote de medidas do Banco Central para a democratização financeira no país, o que passa, necessariamente pela educação e inclusão financeira.

Acesse o site do Banco Central e saiba mais a respeito – https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira

——-

Fonte: OCB, por Aurélio Prado

Compartilhe a notícia:
5k
fb-share-icon15000
20
Pin Share20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ERROR: si-captcha.php plugin: GD image support not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable GD image support for PHP.

ERROR: si-captcha.php plugin: imagepng function not detected in PHP!

Contact your web host and ask them to enable imagepng for PHP.