Entenda como o cooperativismo transforma, para melhor, a vida de tanta gente

Hoje, mais de 17 milhões de brasileiros fazem parte desse modelo de negócio que é vantajoso para todos, inclusive para você.

O cooperativismo é feito por pessoas e para pessoas. Está por toda parte transformando a situação econômica e social de muita gente e de comunidades inteiras.

Mas afinal, o que é cooperativismo?

É um jeito de fazer negócios em cooperação com outras pessoas, ou seja, uma forma de empreendedorismo coletivo.

Além de ser uma ótima oportunidade para quem quer empreender, gera trabalho e renda e oferece produtos e serviços de qualidade.

Um modelo de negócio que tem história.

Surgiu em 1844, na Inglaterra, e hoje já são 3 milhões de cooperativas em todo o mundo, empregando 4% da população ativa mundial.

No Brasil, temos mais de 17 milhões de cooperados e quase 5 mil cooperativas, que geram emprego para mais de 450 mil pessoas. E 4 das 300 maiores cooperativas do mundo são brasileiras.

Qual o diferencial das cooperativas?

As cooperativas são negócios rentáveis, mas seu objetivo final não é gerar lucro para poucos acionistas, mas sim atender às necessidades econômicas dos cooperados.

Além disso, todos são donos do negócio e recebem um retorno financeiro, chamado de sobras, que é proporcional às suas entregas e aos resultados financeiros contabilizados.

Também, tem princípios e valores que prezam pela preocupação com a comunidade, pela gestão democrática e pela sustentabilidade.

Assim, além de gerarem desenvolvimento econômico, também geram desenvolvimento social, não só para os cooperados, mas para toda a comunidade.

Quais as vantagens para o empreendedor?

Onde tem negócios de cooperativas, tem negócios mais competitivos. Afinal, os empreendedores se posicionam no mercado juntos e conseguem vantagens que dificilmente conseguiriam sozinhos, além de terem o apoio institucional do Sistema OCB, que representa as cooperativas.

Quais as vantagens para o consumidor?

Onde tem cooperativismo, tem produtos e serviços de qualidade e preço justo. Além disso, ao comprar de uma cooperativa, você estimula negócios conscientes, sustentáveis e que desenvolvem a comunidade local.

Vem ser coop, tudo ao seu redor já é

Existem cooperativas pequenas, médias e até gigantes movimentando todos os setores da economia, no campo e na cidade.

O cooperativismo está, por exemplo, nos alimentos que chegam nos lares brasileiros, nas compras coletivas ou em serviços financeiros com taxas mais competitivas.

Está na energia elétrica ou em serviços de saúde de muitos municípios. Além disso, pode estar nas consultorias em negócios e no transporte que movimenta o país.

As cooperativas brasileiras são representadas pelo Sistema OCB, que impulsiona o movimento SomosCoop e busca fortalecer cada vez mais o cooperativismo.

Siga esse movimento nas redes sociais ou clique aqui para saber todas as oportunidades que o cooperativismo tem para você.

Por SomosCoop

Fonte: gshow.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *