Instituto Sicoob Central Uni promove ações voltadas para a Semana ENEF

Cronograma teve como objetivo promover atividades voltadas para educação financeira.

Entre os dias 8 e 14 de novembro de 2021, o Instituto Sicoob Central Uni, juntamente com as 22 cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni, promoveu uma série de atividades voltadas para a 8ª Semana ENEF que, nesse ano, teve como tema, “Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira”.

Ações como lives, palestras, clínicas financeiras, webinars, workshop e vídeos foram realizadas com o objetivo de promover a Semana e levar para as comunidades, temas como Educação Financeira, Empreendedorismo e Cooperativismo.

Webinars

Uma das atividades promovidas pelo Instituto Sicoob Central Uni durante a Semana ENEF foi o Webinar “O Desafio do Pla-Pou-Cré”, com o educador financeiro Laércio Caires, transmitido ao vivo pelo canal Sicoob Uni Central no Youtube, no dia 10 de novembro.

Durante o Webinars, Laércio Caires, destacou sobre a importância de uma reserva financeira para casos de crise, como pandemias, desemprego e questões de saúde. educador financeiro explicou como se planejar de forma adequada, respondendo questões como: “Qual minha renda?”; “Quais minhas despesas?”; “Para onde vai meu dinheiro”; “Quais as maiores despesas?”; “Onde estão os excessos?”; “Quanto posso poupar?” e “Qual valor da parcela caberá no meu orçamento?”. Segundo Caires, “o planejamento financeiro faz parte do crédito consciente”.

Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, acesse o canal da Sicoob Uni Central no YouTube e confira os diversos conteúdos produzidos para a Semana ENEF.

Semana ENEF

A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e acontece desde o ano de 2014. Além disso, seu principal objetivo é promover ações de educação financeira no país.

Diversas instituições de todo o Brasil e, até mesmo, pessoas físicas participaram da Semana ENEF e promoveram palestras, cursos, oficinas, campanhas de divulgação, envio de mensagens e demais iniciativas de educação financeira, previdenciária, securitária ou fiscal.

Instituto Sicoob Central Uni

O Instituto Sicoob Central Uni surgiu com o objetivo de disseminar a cultura cooperativista, a partir dos eixos de Cooperativismo e Empreendedorismo, Cidadania Financeira e Desenvolvimento Sustentável, alinhadas ao Pacto Global da ONU.

Zelar pela comunidade, fomentando a educação, formação e informação são princípios do cooperativismo, que direcionam as atividades de todo o sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *