Primeiro curta-metragem sobre o cooperativismo do Brasil marca o início das comemorações dos 120 anos da Sicredi Pioneira RS

Com o título O Caminho de Hans, obra explora os princípios do cooperativismo através da ficção.

Com uma narrativa leve e envolvente, o curta-metragem “O Caminho de Hans” será o primeiro filme de ficção brasileiro sobre cooperativismo. A iniciativa é alusiva às comemorações dos 120 anos da Sicredi Pioneira e conta com a produção da Convergência Produtora e da Accorde Filmes.

A partir da perspectiva de um menino, o filme, ambientado no ano de 1903, mostrará como o cooperativismo transformou a vida de uma família com problemas financeiros, que morava no interior gaúcho.

Inicialmente o curta será inscrito em festivais de cinema nacionais e internacionais. As cenas do filme estão sendo gravadas nesta semana em locais das cidades de Nova Petrópolis e Picada Café, no Rio Grande do Sul.

Com um elenco composto por profissionais gaúchos, o filme traz nomes como: Antônio Zeni, Betinho Klein, Felipe Kannenberg e Renata de Lélis. O roteiro escrito por Leonardo Peixoto e Luiz Alberto Cassol busca mostrar o impacto do cooperativismo a partir da perspectiva de um menino chamado Hans, cuja família tem dificuldades financeiras e, então, conhece o cooperativismo através do Padre Amstad, que é o patrono do cooperativismo no Brasil e um dos fundadores da Sicredi Pioneira. “Nossa proposta foi criar um personagem que estivesse descobrindo o cooperativismo, assim como quem decidiu participar da cooperativa há 120 anos”, destaca o diretor Leonardo Peixoto, da Convergência Produtora. “Não se trata de um filme institucional, mas sim uma história de ficção sobre a essência do cooperativismo”, complementa Peixoto.

No curta, o ator Antônio Zeni interpreta o menino Hans, protagonista da história. “Foi muito interessante a construção do personagem, pois buscamos ao máximo conhecer as historias da época e como as pessoas se comportavam”, explica. “Acho muito importante que todos conheçam essa história”, complementa Antônio.

Para a Sicredi Pioneira, o material audiovisual apresenta, de maneira implícita, os princípios do cooperativismo e como eles impactam a vida das pessoas. “Queremos mostrar o impacto que o cooperativismo traz para as comunidades onde uma cooperativa atua, socialmente e economicamente falando, e o quanto isso pode desenvolver de forma plena uma sociedade”, aponta Tiago Luiz Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira. Ele ainda explica que, apesar de ser um filme de época, o material consegue transitar por muitas temáticas pertinentes da atualidade. “São explorados diferentes temas, principalmente voltados ao respeito e à tolerância, mas também se dá destaque aos princípios do cooperativismo, como o interesse pela comunidade. Com isso, queremos mostrar que não adianta uma pessoa ter prosperidade de forma isolada, enquanto a comunidade passa por dificuldades. A construção de uma comunidade melhor e uma sociedade mais próspera passa pela evolução e a prosperidade de cada pessoa”, complementa Schmidt.

Sobre a Sicredi Pioneira

Constituída no ano de 1902, a Sicredi Pioneira é a primeira Instituição Financeira Cooperativa da América Latina e a mais antiga instituição financeira privada em funcionamento no Brasil. Oferecendo um portfólio completo, com mais de 300 soluções financeiras, a Pioneira busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e o crescimento de mais de 188 mil associados e das comunidades dos 21 municípios em que atua, nas regiões do Vale do Sinos e Serra Gaúcha. Com sede em Nova Petrópolis/RS, Capital Nacional do Cooperativismo, a Sicredi Pioneira está entre as maiores do Sistema Sicredi, que é composto por mais de 100 cooperativas, distribuídas em 25 Estados e no Distrito Federal, e conta com mais de 5,5 milhões de associados no país.

Saiba mais sobre esta história clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *