Educação Financeira – As cooperativas de crédito têm programas para todos os gostos e públicos

O ano de 2022 começou e a dica é organizar a vida financeira desde já!

Para te ajudar nisso, a Confebras selecionou programas, cursos e iniciativas de alguns sistemas cooperativistas de crédito filiados para facilitar o caminho, além de promover o CooperaEduca.

Os conteúdos são totalmente gratuitos, didáticos, fáceis de acessar e diversos para todos os públicos. Veja o que melhor se enquadra ao seu perfil:

Confebras – o projeto Cooperaduca já atingiu 80 mil estudantes com conteúdo sobre educação cooperativista e financeira para crianças na faixa dos 6 aos 12 anos. O objetivo é formar os cooperativistas do amanhã e fomentar o uso consciente do dinheiro.

Instituto Sicoob – o “Se Liga Finanças” orienta jovens que estão entrando no primeiro emprego a usarem melhor o dinheiro. Nele, há fóruns de discussão, exercícios práticos e conversas em uma comunidade online.

Ailos – o Progrid (Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade) disponibiliza atualmente 125 cursos à comunicade, alguns exclusivos às filiadas da Confebras. Há conteúdos de educação financeira, gestão de tempo e muitas opções para o público infantil e adulto.

Cresol Instituto – o Programa Cresol Educa é voltado ao público infantil, e o Juventude Conectada desenvolve a saúde financeira de jovens e futuros cooperados, também com foco no empreendedorismo. E ainda há um espaço no portal totalmente dedicado à educação financeira, com podcasts, cursos e orientações.

Fundação Sicredi – o Cooperação na Ponta do Lápis é direcionado a diferentes públicos e idades. Para as crianças há uma parceria com a Turma da Mônica, a fim de levar a consciência sobre dinheiro aos pequenos. Para os adultos, a sugestão é conhecer o Dicas de Educação Financeira.

Unicred do Brasil – na plataforma Uni Poupe, do Instituto RS Unicred, os colaboradores atuam como instrutores para jovens de 14 a 20 anos. E tem mais: a Unicred Central Conexão desenvolveu o site www.suasaudefinanceira.com.br  com publicações sobre finanças e palestras gratuitas para cooperados e comunidade, e o programa Unicred.Edu realizado em parceria com as instituições de ensino superior. Na Central RJ/MT há as Lives Papo com o Gestor, que ajudam a tomar as melhores decisões sobre investimentos.

Instituto Cooperforte – a série “Nossa relação com o dinheiro” traz, em seis vídeos, desdobramentos das oficinas de educação financeira que o Instituto tradicionalmente ministra aos seus atendidos durante os projetos de capacitação para o mundo do trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *