Cooperativas do Sistema Cresol Baser iniciam processos assembleares

Processo marca a prestação de contas de 2021 e o planejamento de 2022

Os processos assembleares se caracterizam como importantes momentos para o cooperativismo e para o Sistema Cresol porque os cooperados participam diretamente do processo de tomada de decisões. Na oportunidade é deliberado sobre a prestação de contas do Conselho de Administração referente ao exercício anterior; sobre a destinação dos resultados; eleição e remuneração de novos conselheiros de administração e fiscal; bem como alterações estatutárias, entre outros pontos. A primeira Assembleia Geral do Sistema foi a da Central Cresol Baser, realizada no dia 8 de março na sua sede.

O processo é dividido em dois momentos, sendo que o primeiro iniciou no mês de fevereiro, através das Assembleias Gerais de Relacionamento (AGR), onde é apresentado aos cooperados a evolução econômico-financeira da cooperativa, bem como suas vantagens em termos de produtos, serviços financeiros e projetos, os quais impactam socialmente os cooperados as comunidades onde vivem. Já o segundo momento é a Assembleia Geral, que é quando são apresentadas e aprovadas as demandas e pautas sistêmicas. No entanto, para as cooperativas que possuem representação por delegados, as AGRs equivalem às Assembleias Gerais de Núcleos (AGN), onde as demandas, dúvidas e vontades dos associados são levadas para apreciação da Assembleia Geral de Delegados, que equivale a Assembleia Geral quando há esse tipo de representação de cooperados.

Na assembleia da Central foi deliberado sobre a prestação de contas do exercício 2021, além da autorização da tomada de empréstimos junto às instituições financeiras parceiras e assuntos gerais de interesse da sociedade.
O Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, lembrou sobre a importância do momento que demonstra a transparência e a proximidade com os cooperados. “Os atos assembleares destacam os projetos e ações que desenvolvemos no exercício anterior, além de prestar contas ao nosso quadro social. Por isso, é muito importante a presença do nosso cooperado que, além de comemorar as conquistas da sua cooperativa, fica por dentro das novidades implementadas pelo sistema”, disse.

As AGOs das cooperativas da Cresol Baser seguem até meados do mês de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *