Fitch Ratings atribui rating na escala nacional de A-(bra) para a Unicred Central Conexão

Agência Internacional é uma das maiores classificadoras de risco de crédito do mundo.

A Unicred Central Conexão celebra, pelo terceiro ano consecutivo, o recebimento da nota A-(bra) – Perspectiva Positiva da Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo. Além da Central, a cooperativa singular Centro-Sul recebeu a mesma avaliação. Já as singulares Valor Capital e Mato Grosso foram classificadas como A(bra) – Perspectiva Estável.

De acordo com a avaliadora, a Cooperativa Central Conexão – composta por sete singulares, apresenta a atribuição de perspectiva “positiva” e esse resultado reflete a melhora do perfil de crédito realizado internamente nas demais cooperativas integrantes da Central, e a expectativa de conclusão operacional, nos próximos meses, da filiação da Cooperativa de Crédito dos Médicos, Profissionais da Saúde e Empresários do Mato Grosso (Unicred MT) à Central Conexão.

“A avaliação da Central Conexão reflete o suporte prestado por todas as cooperativas singulares a ela vinculadas conforme consta em seu estatuto social”, reforça o relatório. “A Fitch Ratings considera que a Unicred Central Conexão exerce papel fundamental para as vinculadas, pois a centralização de processos e áreas reduz custos individuais, proporcionando às instituições maior padronização e mais eficiência operacional”, enfatiza o documento.

Singulares bem avaliadas

De acordo com o relatório da Fitch Ratings, a cooperativa singular Centro-Sul recebeu a nota A-(bra) – Perspectiva Positiva e, ao mesmo tempo, foi afirmada na avaliação nacional de Curto Prazo F2 (bra) da instituição. Conforme a avaliadora, a perspectiva positiva espelha “o desenvolvimento sustentado da cooperativa, com expansão das atividades e manutenção dos bons indicadores”.

Já a singular Valor Capital recebeu a nota A(bra) – Perspectiva Estável, bem como com o rating nacional de Curto Prazo F1 (bra). Para a Fitch Ratings, a estrutura de captação e liquidez da Unicred Valor Capital permanecem estáveis e adequadas ao seu porte e ao perfil de atuação. “A cooperativa manteve a tendência de expansão de sua base de depósitos e registrou o crescimento de 15% em 2021”, afirma em relatório.

A Diretora de Riscos e Compliance da Unicred, Silvana Agostini, destaca que esse resultado é a soma de esforços que tiveram início há alguns anos, da solidez de indicadores de Basiléia, da liquidez, de risco de crédito e de diversificação nas receitas como pilares de eficiência. “Esta é uma excelente nota, ainda mais se analisarmos o cenário mundial nos últimos dois anos. É um reflexo da força que as instituições financeiras cooperativas vêm representando no Sistema Financeiro Nacional. A adaptação da tecnologia e o atendimento das equipes de forma ágil e eficiente também contribuíram para esta avaliação positiva”, acredita.

Atualmente a Central Conexão é composta por sete singulares, Unicred Valor Capital, Unicred Desbravadora, Unicred Centro-Sul, Unicred União, Unicred Vale, Unicred Coomarca e Unicred Mato Grosso, com 101 agências e mais de 105 mil cooperados em diversas regiões do Brasil, como nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, e as cidades de São Paulo, Brasília e Belém.

Para mais informações, acesse: https://unicred.com.br/centralconexao/home

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *