Cresol participa de missão técnica no Peru

Por meio do Infocos AA, Cresol promove intercooperação com Cooperativa de Crédito Los Andes.

No último mês de junho, colaboradores da Cresol participaram da missão técnica que compreende o projeto Educação Cooperativa para Inclusão Financeira de Jovens e Mulheres em Cooperativas de Crédito do Peru.

O projeto é executado por Infocos AA, e faz parte do Programa FO4LA de FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola) e Agricord (rede de agri-agências formada por organizações não governamentais de cooperação), sendo financiado pela União Europeia e implementado em quatro países: Brasil, Bolívia, Peru e Paraguai.

Iniciado em agosto de 2021, e com previsão de execução até abril de 2023, o projeto “Educação Cooperativa para a Inclusão Financeira” possui foco em ações de inclusão financeira, desenvolvimento de produtos financeiros para o setor do café, fortalecimento do score creditício e assistência técnica por meio de educadores financeiros. Além disso, compreende a educação e governa cooperativa, fortalecendo programas como o Rota do Conhecimento, Projeto de Jovens e Mulheres e demais ações de capacitação.

A comitiva técnica da Cresol participou da missão para auxiliar em pontos estratégicos do projeto, relacionados a governança, fluxo do crédito e a comunicação. O apoio foi solicitado pela cooperativa de crédito Los Andes, com sede em Abancay, e atendido pelos colaboradores da Cresol, Rafael N. Lambrecht, do Ciclo de Crédito, Karoline R. Link, da área de Comunicação e Relacionamento, Felipe J. Alessio e Luiza M. Rodrigues, da Infocos Agri-agência, Helem C. Baldissera, do Cresol Instituto. O vice-presidente da Cresol, Luiz Levi Tomacheski, também participou das atividades, compartilhando experiências de inclusão financeira da Cresol no Foro internacional de Financiamento para o Setor Produtivo, organizado pela Coopac Los Andes, e atendido por mais de 20 organizações produtivas e de crédito do Peru.

“A Cresol, no início das suas atividades, teve muito apoio de instituições que contribuíram para fortalecimento da cooperativa. Hoje, é muito gratificante poder fazer o mesmo por outras instituições e levar o cooperativismo para novos lugares”, destacou o vice-presidente da Cresol.

A colaboradora Karoline Ribeiro Link que atua na área de marketing na Cresol, falou sobre a missão e destacou a importância dessa intercooperação.

“Uma experiência única na qual nós colaboradores da Cresol podemos levar para cooperativas que estão começando cases de sucessos que tivemos e acompanhamos no decorrer da história da Cresol, e o mais encantador é perceber como isso traz o brilho no olhar de diretores e colaboradores do quadro da cooperativa. Creio que foi muito produtivo esses dias tanto para eles quanto para nós que podemos nos enxergar quando estávamos no começo de nossa caminhada, e se olharmos para trás, conseguimos ver o quanto crescemos e evoluímos, e é isso que levamos e deixamos para eles, a vontade de ser cada vez mais grande”.

Sobre o Programa

Os projetos de cooperação internacional desenvolvidos pelo Infocos AA e Cresol estão vinculados a uma estratégia maior de fortalecimento e aproximação do movimento das cooperativas de crédito da América Latina como uma opção viável de sistema financeiro, fortalecendo a capacidade da cooperativa em oferecer serviços de qualidade para seus sócios, garantindo que mais pessoas estejam integrando a cooperativa e fazendo parte do movimento que gera desenvolvimento para as comunidades e propriedades rurais.

De acordo com o supervisor do Infocos Agri-agência, José Vandresen, já estão sendo alinhadas as ações para o segundo semestre do ano. “Agora o foco vai ser voltado à parte de formação de delegados, conselheiros, de equipes técnicas, para melhor execução de suas funções dentro da cooperativa e também na formação de mulheres e jovens para ocuparem espaços dentro da instituição”, disse.

Nos próximos meses o Infocos AA segue com agendas em cooperativas no Brasil, Uruguai, Equador e Peru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *