Dia Mundial da Poupança Reforça a Importância da Reserva Financeira

Saber lidar com o dinheiro evita dívidas e problemas

Não podemos evitar os imprevistos financeiros: um carro que estraga, gastos extras com doença, um eletrodoméstico que quebra, entre outras situações. Logo, ter uma reserva ajuda a reduzir os impactos negativos. A pandemia da covid-19, que ainda não chegou ao fim, “pegou” muita gente de surpresa, provocando a suspensão de diversas atividades, o que impactou na redução da renda ou até mesmo na perda dela, com o desemprego. O fato é que com ou sem pandemia é importante poupar. “Além da segurança financeira, poupar também é uma forma de realizar sonhos. E a poupança é a “porta de entrada” da maioria dos brasileiros para a formação de uma reserva de investimentos, criando um hábito”, observa o Presidente do Sicoob Central Crediminas, João Noronha.

Ele ressalta que poupar não é um hábito que a maior parte das pessoas consegue ter rapidamente. “Se você começa a lidar com dinheiro na infância, a tendência é que a vida financeira na fase adulta seja melhor”, complementa.

Poupar é tão importante que tem um dia para esse hábito: 31 de outubro. O Dia Mundial da Poupança (“World Savings Day”) foi instituído durante o 1º Congresso Internacional de Bancos de Poupança (World Society of Savings Banks) em Milão, Itália, em 1924. A data foi criada na tentativa de conscientizar a população mundial sobre os benefícios da poupança, bem como as consequências negativas que a falta de planejamento financeiro pode acarretar para a vida familiar. No Brasil, a data só começou a ser comemorada a partir de 1933.

Na infância

O executivo do Sicoob Central Crediminas aconselha aos pais ou responsáveis a abrirem uma poupança para as crianças, que é uma conta de depósitos com o propósito de estimular a economia e a responsabilidade financeira. Ela é uma das formas de investimentos mais tradicionais, sem burocracias e com rentabilidade garantida, e está disponível para cooperados e não cooperados do Sicoob. “A caderneta de poupança vai render não só juros, mas ensinamentos para toda a vida. É um momento para ensinar as crianças a lidar com dinheiro e a importância de poupar”, aconselha.

Noronha acrescenta que a família ajuda a construir crenças, valores e hábitos em diversos aspectos, e com as finanças não é diferente. Só que para estimular as crianças a guardar dinheiro e até a investir é importante que o adulto seja criativo e lúdico. “Como num jogo, depois de algum tempo, você pode mostrar para as crianças que há recompensas em economizar, como comprar um brinquedo, depois de um tempo guardando dinheiro. Não é apenas guardar por guardar, é importante que elas vejam que há um resultado positivo nisso”, diz. Há escolas que possuem a disciplina de educação financeira para crianças. Alguns países como a Finlândia têm colocado o ensino sobre educação financeira como questão de prioridade já na educação infantil.

De acordo com ele, a simplicidade da poupança é um dos atrativos dessa modalidade de investimento, além da segurança e liquidez. Outra vantagem é que neste produto não há incidência do Imposto de Renda. Em setembro deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou negativo em 0,29%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 12 meses, a inflação oficial acumula 7,17%. No mesmo período, a poupança rendeu 7,27%, de acordo com a Calculadora do Cidadão, disponível no site do Banco Central (BC).

E, para quem prefere outras modalidades de investimento, as cooperativas financeiras do Sicoob Central oferecem várias opções, como o Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA). “Agora, é muito importante saber qual o seu perfil de investimento, além de entender como funciona o mercado de investimentos e, em especial, as opções disponíveis no mercado. E os profissionais do Sicoob estão disponíveis para esclarecer as dúvidas”, observa Noronha.

O executivo acrescenta que uma boa saúde financeira ajuda até mesmo na saúde mental. “Não ter dívidas e ainda contar com a segurança de um dinheiro aplicado, traz tranquilidade e reduz as preocupações”, frisa.

Sobre o Sicoob Central Crediminas

O Sicoob Central Crediminas é uma sociedade cooperativista que tem por objetivo a organização, em maior escala, dos serviços econômico-financeiros e assistenciais de 72 cooperativas de crédito filiadas, formando o Sicoob Sistema Crediminas, que compõe, ao lado de outras 15 cooperativas centrais, com suas respectivas singulares e postos de atendimento, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob.

A atuação do Sicoob Central Crediminas permite padronizar, centralizar e otimizar processos e serviços, de forma a reafirmar sua vocação em ser uma Central que gera novos negócios e resultados para as suas filiadas e cooperados. O Sicoob Central Crediminas, junto às suas cooperativas singulares filiadas, um Fundo Garantidor de Depósitos (Sicoob FGD) e uma Administradora e Corretora de Seguros (Sicoob Minaseg), compõem o Sicoob Sistema Crediminas, atua com compromisso e dedicação para levar aos associados do Sistema a justiça financeira e a prosperidade por meio do cooperativismo de crédito.

Dicas para Poupar:

– Faça um planejamento financeiro. Liste suas despesas fixas;
– Evite compras por impulso, pense se de fato vai precisar daquele produto ou serviço;
– Antes de comprar um produto faça pesquisas e peça desconto;
– Sempre que puder, reserve uma parte do seu salário para poupar/investir;
– Faça uma lista de compras antes de ir ao supermercado;
– Não vá ao supermercado com fome;
– Se tiver filhos, ensine, desde pequeno a importância de poupar;
– Analise o seu perfil de investidor;
– Procure conhecer os tipos de investimento disponíveis no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *