Cresol incentiva o protagonismo feminino

Com projetos e linhas de crédito exclusivos para elas, a cooperativa reforça a importância de dar vez e voz às mulheres

Com linhas de crédito específicas para elas e projetos destinados para cooperadas e que também contemplam as demais mulheres das comunidades onde atua, a Cresol busca dar sua contribuição para potencializar a participação e o empreendedorismo feminino na sociedade.

Hoje, a cooperativa financeira está presente em 18 estados do Brasil e conta com mais de 800 mil cooperados. As mulheres representam cerca de 44% do quadro de associados. “Nós sabemos que ainda existe um longo caminho a ser percorrido em relação à luta feminina por um espaço igualitário no mercado de trabalho e na sociedade de forma geral. E o papel da Cresol, enquanto instituição, é justamente fornecer as ferramentas que estão ao nosso alcance para contribuir para essa mudança de cenário, seja por meio de incentivos financeiros, conscientização da população ou ações específicas que possam empoderá-las. E é importante entendermos que essas iniciativas não devem ser limitadas a um evento específico, ou apenas durante o mês de março, trata-se de um trabalho constante, que precisa estar enraizado na nossa cultura”, destaca Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação.

Por meio de seus produtos e serviços, a cooperativa oferece as soluções financeiras necessárias para o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres cooperadas e, a partir de seus projetos, agrega conhecimento e ações que estão alinhadas com as práticas de ESG recomendadas pela ONU, concentradas principalmente em finanças inclusivas, governança participativa e educação cooperativista.

Entre os projetos mais atuantes voltados para o público feminino que a Cresol realiza estão o Parceiras Cresol e o Potencializa Elas. As atividades acontecem durante o ano todo e são diversificadas, podendo contemplar cooperadas e não cooperadas, empreendedoras do campo e da cidade, profissionais autônomas, trabalhadoras de empresas públicas e privadas, lideranças locais, entre outros grupos de mulheres. Em 2023, estes e outros programas desenvolvidos pelas cooperativas singulares estão previstos para iniciar no mês de março.

O trabalho na prática

O Grupo de Mulheres Mãos do Sabor, de Caculé, na Bahia, aposta na produção de alimentos para gerar renda extra. O projeto começou em 2017, com 14 mulheres da comunidade que faziam parte da Associação dos Pequenos Produtores de Apostema e se reuniam na casa de uma das integrantes para fazer biscoitos e outros produtos à base de mandioca. Com o tempo, o grupo investiu em uma cozinha e em uma cisterna para captação de água.

Um dos apoios que a Cresol oferece ao grupo é o empréstimo de capital de giro, diretamente na cooperativa em Caculé. Além disso, as beneficiárias do grupo de mulheres são também contempladas com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), executado pela Cresol com a parceria do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Já no âmbito da sustentabilidade, um exemplo é a parceria da Cresol com a Naju Cosméticos, empresa beltronense que está no mercado há mais de 20 anos. A empresária Tamara Bedin relata como a Cresol contribuiu com seu projeto sustentável e, ao mesmo tempo, ofereceu suporte financeiro para seu empreendimento. “Foi uma grande surpresa quando nós buscamos a Cresol para nos tornarmos cooperados, principalmente pela preocupação que essa instituição financeira tem com o meio ambiente. Hoje, a Naju Cosméticos trabalha com logística reversa de embalagens, não utilizamos sacolas plásticas, são todas de papel biodegradável e também utilizamos as ecobags, que são sacolas retornáveis. A Cresol é grande parceira dessa nossa iniciativa e nos motiva a investir cada vez mais no segmento de sustentabilidade.”

Por meio da parceria, foram instalados na loja coletores para o descarte correto de embalagens vazias e é possível visualizar diversas plaquinhas alertando sobre a importância da reciclagem e do uso sustentável do recurso.

Sobre a Cresol

Com 27 anos de história, mais de 800 mil cooperados e 737 agências de relacionamento em 18 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *