Já está em operação o Sicoob Conexão, criado pela união de duas importantes cooperativas do ES

Formada pelo Sicoob Norte e Sicoob Leste Capixaba, a instituição vai ampliar oferta de crédito e expandir atuação

Começa a operar nesta segunda-feira (3) o Sicoob Conexão, a maior cooperativa de crédito do Espírito Santo, que ocupa a quarta posição no ranking nacional do segmento. O Sicoob Conexão foi formado pela união de duas cooperativas tradicionais do ES: o Sicoob Norte e o Sicoob Leste Capixaba, ambas com mais de 30 anos de atuação.

Os resultados de 2022 das duas instituições que deram origem ao Sicoob Conexão, somados, são de R$ 324,7 milhões, o que indica o alto potencial de geração de negócios da empresa, segundo a diretoria do Sicoob Espírito Santo.

Fortalecimento

“A união visa a fortalecer o cooperativismo financeiro no Espírito Santo e na Bahia, e a ampliar os bons resultados a ser compartilhados com os associados”, afirma Bento Venturim, presidente do Sicoob ES.
De acordo com o dirigente, será aumentada a eficiência da operação, com consequente redução dos custos de produtos e serviços.

Além de ser a quarta maior cooperativa financeira do País quanto ao patrimônio líquido, a instituição figura entre as que detêm melhor desempenho em vários outros indicadores, como número de cooperados, ativos totais, carteira de crédito e resultados, informa o presidente. Essa avaliação é feita com base em dados do Banco Central e da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras).

Transformação

Para José Nivaldo Casagrande, presidente do Sicoob Conexão, as possibilidades de entrega aos cooperados e à sociedade serão ampliadas por meio de um trabalho com mais solidez: “Nós teremos mais força para fornecer e criar novas soluções e para potencializar a transformação positiva nos locais em que atuamos”, afirma.

O dirigente ressalta a elevação da capacidade de investir em ações de responsabilidade social e o estímulo à economia regional e ao empreendedorismo.

O processo de incorporação foi aprovado pelos representantes dos cooperados das duas cooperativas, e depois referendado pelo Banco Central.

“A expectativa é ampliar a cobertura física e digital, a participação de mercado e a adesão de novas pessoas e empresas”, comenta o diretor-executivo do Sicoob ES, Nailson Dalla Bernadina. O Sicoob Conexão inicia sua operação com 43 agências, em 27 municípios capixabas – das regiões Norte e Noroeste e Serra –,e três da Bahia (Ilhéus, Itabuna e Santa Luzia).

Suporte

Os cooperados já vão perceber, a partir desta semana, a mudança no nome da cooperativa em todos os canais de relacionamento. Em alguns casos, será necessária a alteração do número da conta, situação à qual a equipe técnica dará total suporte aos associados.

O Sicoob ES esclarece que não será necessária a troca de senhas da conta e dos cartões de débito ou de crédito. O processo de integração dos dados foi realizado neste fim de semana (1º e 2 de abril). Todos os serviços serão prestados normalmente, e os canais digitais também operam dentro do padrão.

Sobre o Sicoob

O Sicoob ES é uma instituição financeira cooperativa que tem mais de 620 mil associados, e atua no Espírito Santo, no Rio de Janeiro e na Bahia. São seis as cooperativas filiadas: Sicoob Coopermais, Sicoob Sul-Serrano, Sicoob Sul, Sicoob Sul-Litorâneo, Sicoob Credirochas e Sicoob Conexão.

Os associados, que são donos da cooperativa, são atendidos com serviços tipicamente bancários, como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, pagamentos por cartão de crédito e débito e pagamentos online.

Em nível nacional, o Sicoob, que está presente em todos os Estados e no Distrito Federal, tem cerca de 7 milhões de cooperados, e é a única instituição financeira presente em mais de 386 municípios.

O conglomerado é formado por 343 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

O Sicoob é a instituição financeira com maior número de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com mais de 4 mil pontos de atendimento.

Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *