WOCCU destaca importância de mulheres e jovens cooperativistas brasileiros

O papel das mulheres e jovens no cooperativismo de crédito foi um dos destaques na recepção do Super Summit Sicredi 2023, conferência para mulheres e jovens que trabalham ou são membros do Sicredi. Em visita para participar do evento, a presidente e CEO do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU), Elissa McCarter LaBorde, incentivou uma multidão de mulheres e jovens cooperativas de crédito brasileiras a aparecer e mostrar o melhor de si, conectando-se com diferentes culturas por meio da rede internacional à sua disposição.

“Vocês são uma parte muito importante desse movimento global de cooperativas de crédito e precisamos de todos vocês para nos ajudar a contar nossa história, para nos ajudar a argumentar que as cooperativas de crédito estão posicionadas de maneira única para promover a inclusão em todas as cidades pequenas, grandes ou ilhas dispersas em todo o mundo”, disse McCarter LaBorde.

Além disso, LaBorde trouxe para a pauta as mudanças e os desafios que o futuro reserva, incentivando os jovens a tomarem para si o protagonismo neste novo momento. “É fácil olhar para tudo isso como líderes do futuro e apenas erguer as mãos e dizer: ‘o que podemos fazer? O que posso fazer?’ Minha mensagem é que temos essa incrível rede internacional de cooperativas de crédito profundamente enraizadas em mais de 100 países. E o fato é que estamos fazendo algo. E você tem um lugar, uma rede, para poder fazer algo sobre muitos dos desafios sufocantes e desigualdades que enfrentamos”, destacou.

Ainda durante a visita, lideranças do WOCCU puderam conhecer a a estrutura da Fundação Sicredi, além da história e tradição do modelo cooperativo de crédito que já possui 120 anos de atuação no Brasil.

“A força do coletivo é o que norteia nossa jornada. Tivemos a oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com a principal entidade do cooperativismo de crédito global, detalhando nosso modelo de organização em Sistema, que preserva a autonomia local das cooperativas ao mesmo tempo em que atua de forma unificada nacionalmente. Esperamos compartilhar boas práticas e gerar conhecimento para inspirar ainda mais a atuação das cooperativas filiadas ao WOCCU”, afirmou Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor da WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, que recebeu as lideranças no País.

Além da presidente do Conselho de Administração e da CEO do WOCCU, a comitiva em visita ao País ainda inclui Paul Treinen, vice-presidente; Andrew Price, vice-presidente Jurídico; Thomas Belekevich, diretor de Serviços; Mike Reuter, diretor executivo da Fundação WOCCU; Eleni Giakoumopoulos, diretora da Rede Global de Liderança Feminina (GWLN); Greg Neumann, diretor de Comunicação; Ukeme Falade, CFO do WOCCU; Joe Thomas, diretor de Mercados Futuros; e os diretores George Ototo, Charles Murphy, Rafal Matusiak, Jaime Chavez, Joseph Remy, Dallas Bergl, Jeff Guthrie, Linda Bowyer, Younsik Kim, Michael Lawrence, e Erin Mendez.

Equilíbrio

Falando um pouco sobre sua história de vida e como ela se entrelaça com o trabalho diante do WOCCU, LaBorde foi ovacionada quando questionada sobre como ela, casada e mãe de três filhos, equilibra vida e trabalho com um trabalho tão exigente. Diante da pergunta feita pelo público presente, ela salientou a importância de as mulheres do movimento buscarem acreditar em si mesmas, e não em um ponto de equilíbrio. “Se eu tiver que pegar meu filho na escola, vou ter que fazer e dizer que estou fazendo isso. Existem diferentes maneiras de liderar. E para mim, se vamos ter mulheres e homens profundamente envolvidos com suas famílias, o que sabemos ser extremamente importante, então precisamos reconhecer que precisamos acomodar a confusão da vida”, disse McCarter LaBorde. “Acho que modelar esse comportamento para os outros torna um pouco mais fácil para as mulheres aceitarem grandes empregos e nem sempre questionarem o novo emprego – ou dizer: ‘devo esperar até ficar mais velho e meus filhos também’? Porque essas oportunidades passarão por você se você não as aproveitar.”

Em quase uma hora de palco, McCarter LaBorde também falou sobre a importância das cooperativas de crédito para evoluir e se antecipar em temas como digitalização e finanças sustentáveis, destacando que o Sicredi é líder nas duas áreas e modelo para outros movimentos nacionais. Tal sentimento, foi repetido pela presidente do Conselho Mundial, Diana Dykstra. “Sei que todos os dias vocês, suas equipes e todas as suas cooperativas de crédito trabalham duro para mudar a vida das pessoas e quero agradecer a vocês por tudo o que fazem”, disse Dykstra.

Intercooperação

A visita ao Brasil tem o objetivo de aprofundar o modelo de governança do Sicredi, que é referência de organização no cooperativismo de crédito mundial, além de explorar os programas de responsabilidade social da Fundação Sicredi e demais ações que geram impacto positivo significativo da instituição nas comunidades onde atua. O WOCCU promove o desenvolvimento sustentável das instituições financeiras cooperativas por meio de capacitação das pessoas e troca de experiências entre cooperativas do mundo todo, para garantir o acesso de cada vez mais pessoas a soluções financeiras e ao modelo cooperativo. Além disso, representa o sistema global de cooperativas de crédito junto às organizações internacionais e governos nacionais, atuando de forma ativa na melhoria de legislação e regulamentação do segmento.

O primeiro dia do Super Summit também contou com um painel de discussão, liderado pelo Diretor de Serviços aos Membros da WOCCU, Thomas Belekevich, sobre como o Sicredi abraçou e desenvolveu os princípios apresentados pela WYCUP (World Young Credit Union Professionals). Com um sistema de Comitês Juvenis em todo o país, o Sicredi trabalha não apenas para promover programas sociais por meio de seus jovens profissionais de cooperativas de crédito, mas também de seus jovens associados.

Vinicius Mattia, professor universitário no estado do Paraná, também atua como membro do Comitê de Juventude. Ele sente que mais parcerias de jovens entre funcionários de cooperativas de crédito e membros da comunidade são a chave para uma sociedade melhor. “Estamos neste lugar de cooperação. O melhor caminho é estarmos unidos com o mesmo propósito. Quando as pessoas começam a entender existe esse modelo de negócio cooperativo, que às vezes chamamos de ‘alternativo’, mas a meu ver é o modelo mais correto. Então, gostaria que os jovens tivessem espaços e momentos em que pudessem ter experiências mais cooperativas, como com o Sicredi. É mais que um lugar de conhecimento e troca; esses espaços também têm muito potencial para crescimento pessoal”, disse Mattia, que recebeu uma bolsa de estudos WYCUP em 2020.

Belekevich disse que a paixão de Mattia pelo modelo de cooperativa financeira mostra o valor do envolvimento dos jovens da comunidade para cooperativas de crédito em todo o mundo. “Nesse sentido, o Sicredi tem nos inspirado muito. O que vocês fazem aqui, com os Comitês de Jovens, é impressionante. Nunca vi nada parecido que tenha desenvolvido algo tão poderoso em sua capacidade de capacitar os jovens. Somos capazes de inspirar outros países com o seu exemplo”, finaliza Belekevich..

Com informações de WOCCU e Sicredi, e adaptação da MundoCoop

Fonte: mundocoop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *