Cresol aproxima a comunidade de ações de educação financeira na 10ª SENEF

A Cooperativa Financeira, que já conta com projetos fixos, deve promover mais de 700 ações gratuitas sobre o tema nas regiões onde atua

Prevista para acontecer entre os dias 15 e 21 de maio, a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira (SENEF) dará continuidade ao assunto da edição de 2022, mantendo como tema central a “Resiliência Financeira”. Realizada desde 2014, a iniciativa tem o objetivo de promover ações gratuitas que colaborem para a disseminação e o aumento da educação financeira para crianças, jovens e adultos.

A Cresol é uma das instituições que apoiam e participam da campanha. Para esta edição, a Cooperativa Financeira deve promover mais de 700 ações gratuitas sobre o tema nas regiões onde atua. Como apoio, a instituição desenvolveu um guia de orientações e sugestões para que cada uma de suas agências escolha a melhor forma de trabalhar e disseminar a educação financeira entre os cooperados, parceiros e comunidade em geral. Palestras, testes de perfil financeiro, simulador financeiro, disponibilização de materiais impressos e online, rodas de conversa e workshops são algumas das atividades previstas para acontecerem ao longo desta semana.

A Cresol tem em seu DNA o compromisso em trabalhar a educação financeira e o cooperativismo com a sociedade e, por isso, além de fazer parte de campanhas como a SENEF, conta com projetos fixos e constantemente promove iniciativas relacionadas ao tema.

O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, reforça a importância e a necessidade de inserir a educação financeira no dia a dia. “Quando falamos em educação financeira, para muitas pessoas pode parecer algo complexo e que só é necessário para quem dispõe de um grande patrimônio ou é empresário, por exemplo. Mas, na verdade, é algo que deve ser pensado e praticado por toda e qualquer pessoa. A nossa relação com o dinheiro ainda é um “tabu” para muitas pessoas porque, na maioria das vezes, não conseguimos estabelecer um relacionamento saudável. Planejar, organizar, definir nossas prioridades e, por consequência, conseguir poupar é algo que todos podem praticar. E a Cresol, por atuar em um modelo cooperativista, tem esse compromisso. Pois, mais do que ser uma instituição financeira, nosso objetivo é ajudar a promover a educação da sociedade em relação a esse assunto”.

A Cresol desenvolve, como uma de suas estratégias sistêmicas, diversos projetos educacionais que contam com parcerias de secretarias de Educação e escolas, para envolver crianças, jovens e seus familiares. Os projetos trabalham temas como cooperação, educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo e liderança. O objetivo é levar essas temáticas para o espaço escolar e contribuir para um modelo de sociedade no qual as pessoas possam compreender ainda mais sobre o papel da cooperação, uso adequado do dinheiro, consumo consciente e a relevância do planejamento financeiro, tendo como base o comportamento ético e sustentável. Durante a SENEF, as ações relacionadas a esses projetos também são intensificadas.

Diversas atividades acontecerão de forma simultânea durante a semana, que nesta 10ª edição reforça o tema “Resiliência Financeira”. De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a resiliência financeira está relacionada com a disponibilidade de recursos adequados e a capacidade de utilizá-los da melhor forma, para enfrentar situações que envolvam um choque financeiro negativo. Trazendo para a prática, existem diversas maneiras de se prevenir de um impacto financeiro e o planejamento é, sem dúvida, uma das principais vias.

Entre os temas e diretrizes que norteiam a campanha serão abordados tópicos que falam sobre: a importância das escolhas conscientes; dicas de como se planejar financeiramente, organizar seu orçamento e criar reservas financeiras, sejam elas emergenciais, para projetos futuros ou aposentadoria; qual é o seu perfil de investidor; entre outros.

Sobre a Cresol

Com 27 anos de história, mais de 800 mil cooperados e 757 agências de relacionamento em 18 estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *