Encontro de PAE’s reforça importância das ações sociais e educacionais do Instituto Sicoob

Evento teve como tema A Importância da Comunicação, e uma programação com foco em mobilizar voluntários e lideranças, por meio de palestras e cases de sucesso.

O Encontro de PAE’s (Pessoa de Apoio Estratégico) de 2023, realizado pelo Instituto Sicoob, reuniu em Caldas Novas (GO), no mês de abril, representantes de 19 cooperativas filiadas à Central Sicoob Uni, além de convidados de outras centrais do sistema. O evento teve como tema A Importância da Comunicação, e uma programação com foco em mobilizar voluntários e lideranças, por meio de palestras e cases de sucesso em várias regiões do país.

O intuito foi inspirar as PAE’s das cooperativas, mostrar caminhos para a execução dos vários programas e valorizar o trabalho realizado por cada um no último ano. O encontro anual serviu ainda para repassar e obter informações, encorajar as Pessoas de Apoio Estratégico e reformular pontos importantes para 2023.

Coordenador do Instituto, Ricardo Elias, que também ocupa o cargo de diretor no Sicoob Engecred, destacou a importância do Instituto Sicoob, e que o lado econômico das cooperativas precisa caminhar junto com o social. Ele reforçou ainda que o diferencial do cooperativismo é ter um propósito e fez questão de frisar como é importante ter os voluntários para que as ações ocorram e consequentemente mais pessoas sejam impactadas.

“Até o Banco Central espera mais de nós em relação às ações sociais, porque sabe da capacidade da Central Sicoob Uni e suas cooperativas filiadas, que possuem estrutura, metodologia e ferramentas eficazes”, disse o coordenador.

Além de muita interação, o primeiro dia do Encontro de PAE’s foi encerrado com uma palestra do jornalista Luiz Augusto sobre A Importância da Comunicação. Ele mostrou de forma didática como melhorar a interlocução na cooperativa, entre os colaboradores e até com os dirigentes. Para Luiz, com uma comunicação assertiva é possível destacar o trabalho realizado.

O segundo dia do Encontro de PAE’s foi voltado para palestras, com cases de sucesso e histórias inspiradoras de diversas partes do país com ações sociais e educacionais. A programação contou com a participação de representantes outras centrais do Sistema Sicoob: Central Rondon, Sicoob Nova Central, Sicoob Central SC/RS e Sicoob Crediminas, abordando temas como Concurso Cultural e o Programa Financinhas.

O terceiro e último dia iniciou com mais um momento de interação entre todos os participantes, mais uma vez com foco na comunicação. E como último ato houve o projeto PAE em Ação, com a apresentação dos voluntários da Central Sicoob Uni e das cooperativas filiadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *