Unicred Central Conexão mantém boa avaliação da Fitch Ratings pelo 4º ano

Agência mundial de classificação de risco atribui desde 2020 “perspectivas positivas” à cooperativa e filiadas

Com o conceito A-(bra) para rating nacional de longo prazo, além de F2(bra) para curto prazo, a cooperativa de crédito Unicred Central Conexão se manteve estável pelo 4º ano consecutivo na escala nacional de risco de crédito da Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo. Reflexo do excelente desempenho de suas cooperativas filiadas, a perspectiva do rating nacional de longo prazo da Central Conexão se manteve positiva, como nos últimos três anos.

De maneira geral, os bons resultados atribuídos pela Fitch Ratings à Unicred Central Conexão refletem, em grande parte, o suporte prestado pelas sete cooperativas singulares a ela vinculadas. Segundo a agência, neste ano os ratings representam especialmente a expectativa de melhora do perfil de crédito das cooperativas singulares Unicred Centro-Sul (A-(bra)) e Unicred Mato Grosso (A(bra)/F1(bra)). Outro fato positivo é que a cooperativa Central Conexão atende à maior parte dos critérios de grupos bancários sustentados por mecanismos de suporte mútuos da Fitch.

Em contrapartida, a classificadora de risco reconhece o compromisso da Unicred Central Conexão com a promoção do desenvolvimento e a integração regional de suas associadas. Sua atuação abrange a gestão de liquidez, supervisão de processos e controles internos, capacitação de pessoal, controladoria, atendimento ao cliente e ações coordenadas de marketing e expansão geográfica. Por isso, a Fitch Ratings considera que o papel da Central Conexão é fundamental para as vinculadas, visto que a centralização de processos e áreas reduz custos individuais, proporcionando às instituições maior padronização e mais eficiência operacional.

Influência cooperativista

A classificação de risco atribuída à Unicred Central Conexão é influenciada diretamente pelo perfil de crédito das cooperativas singulares avaliadas pela Fitch Ratings. Pode tanto piorar, em caso de alterações na força financeira das singulares e na capacidade destas em proverem suporte à Unicred Central Conexão, quanto podem melhorar, a partir do bom desempenho de suas filiadas.

Para a diretora de Riscos e Compliance da Unicred, Silvana Agostini, os resultados alcançados na avaliação de risco representam conquistas importantes obtidas de forma individual pelas instituições, mas, sobretudo, pelo sistema cooperativista de forma coletiva. Principalmente, considerando o cenário econômico desafiador enfrentado nos últimos anos. “A manutenção dos ratings positivos confirma a solidez e credibilidade das operações da Unicred Central Conexão e suas filiadas. Não só isso, a análise da Fitch Ratings expõe de forma clara os benefícios mútuos proporcionados pelo cooperativismo às instituições envolvidas”, afirma.

Singulares em destaque

Desta vez, quem contribuiu de forma significativa para a manutenção dos ratings obtidos nos últimos anos foi a cooperativa singular Unicred Mato Grosso, que mereceu da Fitch Ratings um A(bra), para rating nacional de longo prazo, e o conceito F1(bra), para rating nacional de curto prazo. Dessa forma, a perspectiva do rating nacional de longo prazo da cooperativa singular foi elevada de “estável” para “positiva”.

Completando ainda os destaques avaliados pela Fitch Ratings, as cooperativas filiadas Unicred Centro-Sul e Unicred Valor Capital também mantiveram suas últimas classificações de risco. A singular Centro-Sul manteve avaliação nacional A-(bra) e perspectiva positiva para longo prazo, além da avaliação nacional F2(bra) para curto prazo. A cooperativa singular Valor Capital confirmou novamente a nota A(bra) e perspectiva estável de longo prazo, bem como o rating nacional F1 (bra) de Curto Prazo.

Sobre a Unicred Central Conexão

Atualmente a Central Conexão é composta por sete singulares, Unicred Valor Capital, Unicred Desbravadora, Unicred Centro-Sul, Unicred União, Unicred Vale, Unicred Comarca e Unicred Mato Grosso, com 101 agências e mais de 105 mil cooperados em diversas regiões do Brasil, como nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, e as cidades de São Paulo, Brasília, Belém, Manaus, Salvador e Aracajú.

Para mais informações, acesse: https://unicred.com.br/centralconexao/home

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *