Diretor do FGCoop é eleito conselheiro executivo da Associação Internacional de Seguradores de Depósitos (IADI)

O diretor de Monitoramento e Informações do FGCoop, Cláudio Luís de Medeiros Weber, foi eleito para o conselho executivo da Associação Internacional de Seguradores de Depósitos (International Association of Deposit Insurers – IADI) durante a Assembleia Geral Anual da entidade, em Boston, Massachusetts, nos EUA. Os participantes da IADI são seguradores de depósitos, bancos centrais e organizações nacionais e internacionais sem fins lucrativos com interesse na estabilidade financeira das cooperativas de crédito em 40 países.

A partir de agora, com uma cadeira no conselho executivo, o papel do FGCoop será participar de decisões importantes para a rede de seguradores de depósitos do sistema financeiro, inclusive do cooperativismo, aprovar estudos de avaliação no risco sistêmico nacional e internacional, integrar comitês técnicos, entre outras funções. O Conselho Executivo é composto por 25 conselheiros eleitos entre os representantes de fundos garantidores de países do mundo inteiro.

Em julho de 2023, 95 organizações de seguro de depósito eram membros da IADI. O FGCoop integra a IADI desde 2016. Como membro dessa instituição, participa ativamente de fóruns que promovem o intercâmbio de informações e a cooperação internacional entre as instituições garantidoras de depósitos, além de buscar constantemente a adequação e contribuição para as melhores práticas aplicáveis aos seguradores de depósitos.

“O protagonismo do FGCoop na IADI fortalecerá os conceitos e questões relacionadas aos fundos garantidores que têm cooperativas de crédito como associadas. Além disso, nosso trabalho será construir votos de concesso para mudanças que beneficiem as cooperativas e promovam a inclusão dessas instituições no cenário mundial”, destaca Weber.

Assembleia Geral Anual e Conferência IADI 2023

Durante a Assembleia Geral Anual e Conferência da IADI, realizada nos dias 27 e 28 de setembro, o FGCoop participou de painel sobre os impactos de acontecimentos recentes nas cooperativas de crédito e as mudanças diante da digitalização dos serviços financeiros.

O diretor de Monitoramento e Informações do FGCoop, Cláudio Luís de Medeiros Weber, apresentou um panorama atual das cooperativas de crédito no Brasil, a metodologia de avaliação de riscos da entidade, os indicadores e modelos de performance, dados sobre a integração física e digital das cooperativas, entre outros temas.

Sobre a IADI

A IADI foi criada em 6 de maio de 2002, como uma organização sem fins lucrativos constituída sob a Lei Suíça. A Associação é uma entidade privada com sede nas dependências do Banco Internacional de Liquidações (Bank for International Settlements – BIS) na cidade de Basileia, Suíça. Seus membros são entidades que, por lei ou convênios, oferecem seguro de depósito, proteção ao depositante ou planos de garantia de depósito.

Os objetivos estratégicos da IADI incluem a promoção do cumprimento dos Princípios Fundamentais, avanço da pesquisa e desenvolvimento de apólices de seguro de depósito e prestação de assistência técnica aos membros.

Sobre o FGCoop

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) é uma associação civil sem fins lucrativos, de abrangência nacional e com personalidade jurídica própria no âmbito do direito privado. Sua função principal é salvaguardar os recursos confiados por indivíduos e entidades às cooperativas financeiras e aos bancos cooperativos associados, garantindo a segurança dos depósitos realizados. Em situações de intervenção ou liquidação de cooperativas associadas, o FGCoop tem o papel de recuperar depósitos ou créditos, limitados a até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, conforme as disposições do regulamento. A atuação do FGCoop abrange diversas áreas estratégicas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Além de prover garantias financeiras, a entidade monitora de perto a saúde financeira das cooperativas financeiras associadas. Oferece, ainda, apoio financeiro para cooperativas associadas em risco de descontinuidade.  Foi certificada em setembro de 2023 pela GPTW como excelente lugar para se trabalhar. Mais informações no site: www.fgcoop.coop.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *