Cooperativas buscam expandir iniciativas voltadas à educação financeira

As cooperativas, sobretudo as de crédito, tem realizado várias ações com a sociedade, ensinado sobre educação financeira e de como lidar melhor com o assunto.

O assunto tem se tornado cada vez mais importante, já que boa parte da população não aprendeu a lidar corretamente com os seus recursos financeiros.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a Xpeed apontou que 47% dos brasileiros passaram a fazer planos para o futuro em decorrência da crise.

Do grupo, 90% admitiram ter a necessidade de uma educação financeira. O estudo também demonstrou, que 63% dos entrevistados afirmaram terem apenas conhecimentos básicos sobre o assunto.

Nessa lacuna, as cooperativas de crédito, que são instituições financeiras e trabalham com temas como aplicações, investimentos, empréstimos, financiamentos, recebimentos de contas e seguros resolveram oferecer cursos, palestras e até atendimentos gratuitos sobre orientações financeiras aos associados e a comunidade.

Embora, os cooperados, em sua maioria, apresente uma visão diferenciada sobre o dinheiro, por conta da filosofia dessas organizações, as ações tem sido fundamentais para a ampliação de seus conhecimentos.

Dos cursos às feiras

A educação financeira é tudo o que se refere à gestão do patrimônio, ao controle financeiro e aos planos para o futuro. Ela possibilita escolhas mais conscientes em relação aos gastos e a organização das finanças.

A sua importância é por desenvolver habilidades técnicas, que podem contribuir na formação cultural e financeira de toda a cadeia pessoal, econômica ou dos empreendimentos.

Os focos dos cursos vão desde as receitas, despesas, juros, inflações, créditos, investimentos, contas bancárias, a compreensão básica de como lidar com esses instrumentos, até planejamento financeiro, investimento local, capital de giro, fluxo de caixa, pró-labore, vantagens e riscos.

No geral, a educação financeira é mais do que necessária para os cooperativistas, pois depende dele a sua integração ao movimento e absorção de sua filosofia.

O seu modelo seguido pelas cooperativas é o do socioeconômico alternativo, que tem como destaque sete princípios, da educação, incluindo nela a financeira ao interesse pela comunidade.

Tendo em mente o movimento cooperativista, que une educação e ações para a comunidade, entre 2022 e 2023, 65% das iniciativas realizadas pelo Sicredi envolveram a educação financeira.

Durante a Semana Nacional de Educação Financeira, as atividades envolvendo as finanças alcançaram mais de 20 milhões de pessoas.

A organização promoveu a quarta edição de uma série de pesquisas, demonstrando a importância da proximidade entre os investimentos e o uso de soluções mais complexas.

Dentro desse projeto, a cooperativa desenvolveu a série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” ou “A Efetividade do Cooperativismo”, com o objetivo de analisar a relevância do atendimento físico para a inclusão financeira ampla.

No estudo foram selecionados 235 municípios, absorvidos pela organização, que não contam com agências de outras instituições financeiras e analisadas uma amostra de 229 mil associados.

Outra iniciativa da cooperativa foi o lançamento de uma websérie com dicas de educação financeira, um jogo no metaverso, a experiência interativa na Vila da Mônica em Gramado, no Rio Grande do Sul e o Conversas Bem Contadas.

Mais cooperativas tem investido em ações comunitárias para ampliar o conhecimento do público sobre educação financeira, uma delas a Sicoob UniMais Metropolitana em parceria com o Instituto Sicoob e a CPTM, realizaram a primeira rodada de Clínicas Financeiras de 2024, na Estação Barra Funda da CPTM, em São Paulo, no final de fevereiro.

Durante o evento, os voluntários da cooperativa deram orientações financeiras à população de forma gratuita.

As Clínicas Financeiras são um projeto do Instituto Sicoob, quetêm como objetivo promover a educação financeira à comunidade, tirando as dúvidas sobre a organização do orçamento, investimentos, dicas para evitar endividamentos e outros assuntos.

A iniciativa está ligada ao 7º Princípio do Cooperativismo, que é o interesse pela comunidade, além de gerar benefícios econômicos e sociais não apenas para os associados, mas para toda a sociedade.

Alberto Alves, coordenador de Sustentabilidade do SicoobUniMaisMetropolitana explicou que trabalhar educação financeira é uma missão da cooperativa.

“Seguimos ao lado da comunidade para não apenas ofertar os produtos e serviços financeiros, mas também educação e cidadania. Hoje, temos orgulho de ter todos os nossos colaboradores certificados como voluntários”, afirma Alberto.

Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

Fonte: mundocoop.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *