A 1ª sede própria da Caixa Rural de Nova Petrópolis, construída a partir de 1952 por ocasião do Cinquentenário da Caixa Rural
, hoje Sicredi Pioneira RS, deverá ser o 3º prédio a ser tombado como patrimônio histórico municipal de Nova Petrópolis/RS, juntamente com o Moinho Rasche e o Museu Comunitário de Pinhal Alto.
Conforme a arquiteta e membro da equipe técnica do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Cristhie Lenz, o decreto provisório de tombamento foi assinado no início deste mês. “A Associação de Moradores de Linha Imperial solicitou o tombamento deste e de outros prédios na localidade. Após análise técnica e devido à sua representatividade cooperativista, o tombamento foi decretado”, explicou Cristhie ao expor que o documento foi encaminhado aos proprietários do prédio.
O prédio foi a 3ª sede da cooperativa, sendo que as duas primeiras sedes foram as casas dos então gerentes da cooperativa. A cooperativa funcionou no mesmo no período compreendido entre 1953 e 1967, quando por força de lei a sede da cooperativa foi transferida para o centro do município de Nova Petrópolis, onde já havia uma filial da mesma e que apresentava movimentação superior à da localidade de Linha Imperial onde era a sede da cooperativa.
A idéia da Associação de Moradores é montar um conjunto histórico na Linha Imperial. Para tanto, foi solicitado o tombamento da Praça Theodor Amstad, da Igreja São Lourenço Mártir, da casa paroquial onde residiu o Padre Theodor Amstad e de outras casas ali constituídas.
Fonte: Jornal Nossa Terra