Sistema Cresol filia novas Cooperativas no estado de Minas Gerais e Espírito Santo

Mais do que uma associação de pessoas, as cooperativas de crédito Cresol são agentes que promovem o desenvolvimento econômico e social. O Cooperativismo de Crédito Solidário da Cresol que iniciou sua história no Sudoeste do Paraná e hoje conta com mais de 100 mil famílias cooperadas desafiou-se a uma expansão ainda maior, levando o crédito solidário da Cresol à outros estados fora do sul do Brasil.

A atuação das cooperativas do Sistema Cresol Baser nos mais de 18 anos de existência abrange aproximadamente 300 municípios nos estados de Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo, com expansão para outras regiões desses estados e ainda para novas áreas como Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia e ainda apoiando o estado do Amazonas, aproximando cada vez mais do agricultor familiar os serviços e as operações de crédito disponibilizadas pela Cresol, buscando a inclusão financeira e o desenvolvimento social em cada região.

No mês de março o Sistema Cresol filiou mais duas novas cooperativas, a Cresol Araponga, ela é a terceira cooperativa filiada no estado de Minas Gerais totalizando 15 unidades de atendimento todas na Zona da Mata Mineira. Além do estado de Minas Gerais a Cresol também filiou uma nova cooperativa no Espírito Santo, a Cresol Sul Capixaba, as filiações foram realizadas na Assembleia dessas cooperativas e aprovadas por unanimidade.

“Chegamos agora a seis cooperativas filiadas nos dois estados e nesses primeiros 10 meses de atuação operamos aproximadamente R$ 5,5 milhões de reais de recursos de Pronaf Custeio, Investimento e Procapcred, e ainda um milhão de reais em Microcrédito BNDES e Trias nas quatro cooperativas já filiadas em 2012. Para a Cresol Baser as cooperativas desses dois estados até o momento representam 3% dos ativos e 8% das unidades do Sistema pertencem a eles”, comenta Pablo José Guacino, assessor da Central Cresol Baser.

O Sistema Cresol é o resultado de uma construção coletiva, por acesso ao crédito, a terra e por uma vida digna no campo. A Cresol pensa dessa forma e, por isso, muito mais que disponibilizar crédito aos agricultores familiares, busca contribuir para o desenvolvimento sustentável de novas áreas e grupos sociais e para a erradicação da pobreza nas comunidades onde atua.

Fonte: Cresol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *