Cooperativas de crédito têm 19% de depósitos em Mato Grosso

Com um espaço cada vez mais amplo, as cooperativas de crédito têm crescido destacando-se a cada ano. Dados estaduais apontam que do total dos valores que circulam pelas instituições financeiras do estado 19% estão nas cooperativas. Outro dado de um levantamento pelo Sistema OCB-MT aponta que o setor é responsável por 15,7% das operações de crédito de MT, o que equivale a mais de R$ 4 bilhões.

Esse crescimento em números reflete no desenvolvimento econômico e social do estado, já que toda a movimentação financeira permanece na área de atuação das cooperativas. Somente no número de associados de 2005 a 2012 o crescimento foi de 138%, alcançando hoje mais de 260 mil cooperados. Nesse mesmo período as vagas de emprego cresceram 47% no setor.

Em 2012 as cooperativas do estado distribuíram mais de R$ 179 milhões em sobras para seus cooperados. “Essa aproximação com a comunidade é clara. As cooperativas oferecem soluções financeiras, agregando renda para as pessoas e atendendo a vocação econômica da região. O dinheiro investido nas cooperativas é recolocado na comunidade. Isso é valorizado pelos associados o que faz as cooperativas crescerem a cada dia”, explica Onofre Cezário de Souza Filho, presidente do Sistema OCB-MT.

E para aumentar essa representatividade do crédito cooperativo no Sistema Financeiro Estadual o Sistema OCB-MT promove o I Fórum mato-grossense das Cooperativas de Crédito. O evento aconteceu no dia 25 de abril, no Hotel Gran Odara, em Cuiabá. Além dos dirigentes e executivos das 26 cooperativas de crédito de todo estado, ainda estavam presentes representantes do Banco Central do Brasil e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC.

Mato Grosso tem 187 cooperativas gerando renda, 8.481 empregos e fortalecendo as economias locais e atendendo mais de 285 mil associados. Ao todo o setor atinge direta e indiretamente mais de 1,17 milhão de pessoas – 38% da população mato-grossense.

Fonte: 24horasnews.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *