Presidente do Sicoob Central Crediminas recebe Medalha do Mérito Cooperativista

Belo Horizonte, julho de 2013 – No ano em que completa 25 anos de atuação, o Sicoob Central Crediminas recebe importante homenagem que confirma sua trajetória de sucesso. No dia 10 de julho, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, Alberto Ferreira, foi condecorado com a Medalha do Mérito Cooperativista Paulo de Souza Lima, considerada a mais alta comenda do cooperativismo mineiro. A solenidade, realizada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sistema Ocemg, ocorreu no Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, e reuniu cerca de 500 pessoas, entre autoridades estaduais, dirigentes cooperativistas e parlamentares.

Ao entregar a medalha, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, reforçou a importância do trabalho e dedicação do presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas à frente da instituição. “Muito me emociona entregar a medalha ao senhor Alberto, que é exemplo não apenas para os cooperativistas, mas para a sociedade em geral”, afirma. Em seu discurso de agradecimento, Alberto Ferreira relembrou seu percurso no segmento, iniciado nas gerações passadas de sua família, e ressaltou o desafio de engrandecer o cooperativismo no país. “As escolhas determinam a trajetória de nossas vidas. Minha escolha em favor do cooperativismo me trouxe até aqui, para ser agraciado com a prestigiada comenda Paulo Souza Lima, pela qual me sinto honrado e enaltecido”, completa.

A condecoração foi instituída em 1991, com o objetivo de premiar pessoas que se destacam no trabalho em prol do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo. Em anos anteriores, personalidades como o governador do Estado, Antonio Anastasia, em 2012, o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas e também o ex-governador Aécio Neves, em 2008, receberam a Medalha.

O evento é uma comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no primeiro sábado do mês de julho, e reconhece a importância das cooperativas para o desenvolvimento econômico, social e cultural das sociedades. As cooperativas mineiras, Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu Ltda (Coopervap), Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança Ltda (Capebe) e Cooperativa Regional Agropecuária de Jequitibá Ltda (CRAJ) também foram homenageadas pelos seus 50 anos de atuação, completados em 2013.

Sicoob Sistema Crediminas – O Sicoob Sistema Crediminas teve origem no agronegócio do interior, quando as cooperativas eram apenas de crédito rural. Hoje a maioria de suas cooperativas atuam sob o regime de livre admissão, mas possui afinidade com o interior do estado e as atividades rurais, uma vez que uma grande parcela dos associados está inserida nas pequenas cidades. O total de recursos da carteira de crédito rural de todo o estado gira em torno de R$ 7 bilhões e o Sicoob Sistema Crediminas detém 14% deste montante, o que mostra a importância do sistema para o setor.

A instituição congrega 82 cooperativas de crédito que atuam na captação e administração de recursos financeiros, empréstimos e na prestação de serviços para, aproximadamente, 500 mil associados. No total, são mais de 400 postos de atendimento, localizados em 423 municípios mineiros, gerando mais de cinco mil empregos diretos. As cooperativas proporcionam o acesso a recursos financeiros especiais, para investimento e capital de giro, direcionado a pequenos e médios empreendedores de vários segmentos, incluindo produtores rurais e outros agentes do setor produtivo.

Fonte: Sicoob

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *