Sicredi chega ao quinto Top de Marketing no Paraná

Cooperativas de crédito e investimento conquistam o penta no mais importante prêmio de marketing do Estado

O trabalho de comunicação e marketing desenvolvido pelo Sicredi no estado do Paraná acaba de render ao Sistema de Crédito Cooperativo o quinto prêmio Top de Marketing, na categoria Mercado Financeiro. Em 2012, as cooperativas de crédito e investimento já tinham entrado para a história por terem se tornado a primeira instituição a receber o prêmio em quatro edições consecutivas. Na edição de 2014, a mais concorrida de todos os tempos, o case vencedor foi o da Promoção Sorte em Campo , que teve como mote a Copa do Mundo no Brasil.

Puderam participar da campanha associados que investissem em poupança, depósitos a prazo, fundos de investimento e capital social ou que indicassem amigos ou familiares para serem associados. A promoção teve como objetivo alavancar os números de captação e aumentar a base de associados, por meio de publicidade e mobilização de colaboradores.

A campanha distribuiu, semanalmente, de fevereiro a agosto de 2014, 25 prêmios de R$ 30 mil e um prêmio final de R$ 250 mil, totalizando R$ 1 milhão. Em seis meses, mais de 570 mil pessoas participaram, incrementando em 20,6% a carteira de depósitos a prazo, a poupança em 12,4%, convertendo 45% das indicações em novos associados e distribuindo mais de 67 milhões de números da sorte. Ao todo, foram veiculadas mais de 1.300 reportagens sobre o tema nos estados do Paraná e São Paulo.

“Todas as conquistas não seriam possíveis sem um trabalho de marketing alinhado com o objetivo de nossas cooperativas. O resultado que tivemos com a campanha reforça que estamos atendendo todas as necessidades de nossos associados, da Poupança ao Crédito”, destaca Maroan Tohmé, diretor executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ.

A entrega do Top de Marketing 2014, que celebra os 50 anos da ADVB-PR, será no próximo dia 24, no Clube Curitibano, quando será conhecido o vencedor do “Grand Prix – prêmio concedido ao case que teve a melhor avaliação entre os vencedores de todas as categorias.

Conheça os demais cases do Sicredi vencedores do Top de Marketing:

2012- Cooperação Premiada
Aumentar a participação da cooperativa no mercado financeiro, no Ano Internacional das Cooperativas, foi o principal desafio do Sicredi na campanha Cooperação Premiada.
A ação, que distribuiu mais de R$ 466 mil em prêmios para os associados que utilizaram os serviços das cooperativas de crédito e investimento, rendeu um aumento de 39,5% no patrimônio líquido passando de R$ 666 milhões para R$ 900 milhões em doze meses. Em sobras, o Sicredi obteve uma evolução acima do esperado: chegou a R$ 122,2 milhões de sobra líquida, obtendo um crescimento de 66% de janeiro a agosto de 2012. O sucesso da campanha foi atribuído a grande participação da equipe de colaboradores e de associados, como também a todo o trabalho de comunicação e marketing desenvolvido.

2011- Sicredi Seguros
Demonstrar aos associados a importância de um seguro, posicionar a marca junto a players consolidados, mobilizar equipes para a conquista de metas ousadas foram alguns dos objetivos definidos pelo Sistema de Cooperativas de Crédito e Investimento no Paraná.
Enquanto o mercado nacional de Seguros cresceu 18% no primeiro semestre de 2011, o Sicredi cresceu 40%, com aumento de 43% no segmento de Vida, 36% no Automóvel e 24% no Patrimonial. A meta das três categorias de seguro superou na média 90%, em relação às metas estipuladas para o ano. Além disso, houve forte mobilização de colaboradores e associados às cooperativas, respaldada pela força do marketing esportivo.

2010- Sicredi Cartões
O case “Sicredi Cartões” apresentou as estratégias e as soluções de marketing e comunicação utilizadas para a implantação do cartão com bandeira própria, nas modalidades crédito e débito; além da Rede Sicredi Cartões, em todo o Estado. O case fez referência ao desenvolvimento do produto financeiro, desde a implantação em projeto piloto nas cooperativas do Oeste do Paraná, até sua expansão estadual, um ano depois. Na época, 47% dos associados do Sicredi no Paraná já possuíam o cartão e a rede de estabelecimentos cadastrados já atingia oito mil em todo o Estado.

2009- “SICREDI. Aqui você é dono
O case “SICREDI. Aqui você é dono apresentou as soluções de marketing e comunicação utilizadas para a conquista de resultados positivos no mercado, e divulgação das vantagens de uma cooperativa de crédito, em relação aos bancos comerciais.
O projeto fez referência à campanha institucional “Vem ser Dono , lançada em agosto de 2008, apresentando o posicionamento estratégico da instituição: “ser cooperativa” e que contribuiu para um aumento de 35% de associados até junho de 2009. Destaque também para a campanha “Poupedi , lançada em fevereiro do mesmo ano, que, em cinco meses, contribuiu para o resultado de R$ 1 bilhão em cadernetas de poupança “Poupedi Sicredi”, sendo R$ 370 milhões no Paraná.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 2,8 milhões de associados e 1.306 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 101 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais acionistas da Sicredi Participações S.A. uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *