Crehnor comemora 20 anos e oficializa união ao Sistema Cresol Baser

Crehnor e Cresol BaserNa última sexta-feira, 26 de agosto, o Sistema Crehnor de Cooperativas de Crédito comemorou 20 anos de história e a consolidação de uma cooperativa que mudou a vida de milhares de famílias agricultoras por meio da inclusão social dos associados, do acesso ao crédito e a serviços com menores custos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e sociocultural da região de atuação.

As atividades comemorativas iniciaram na tarde de sexta-feira com painéis coordenados pelo presidente da Crehnor, Valdemar Alves de Oliveira. O primeiro painel foi ministrado pelo diretor executivo do Fundo Garantidor de Cooperativas de Crédito (FGCoop), Lúcio César Faria, que abordou os avanços do fundo. O segundo painel falou sobre políticas públicas para o desenvolvimento local e regional e foi desenvolvido pelo assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Osmar Redin, e o terceiro e último painel trouxe a evolução da Agricultura Familiar e do Crédito Rural Solidário nos últimos 20 anos e foi apresentado pelo Assessor Institucional do Sistema Cresol Baser e também diretor financeiro da Confederação Cresol e conselheiro do FGCoop, Adriano Michelon.

Após as apresentações dos painéis foi aberto o momento de perguntas, onde os associados da Crehnor puderam tirar suas dúvidas quanto aos assuntos tratados e também sobre a filiação do sistema à Cresol.

Comemorações

No final da tarde foi composta a mesa de honra para início das comemorações. Estiveram presentes na solenidade o Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, o anfitrião do evento e presidente da Crehnor, Valdemar Alves de Oliveira, o presidente da Confederação Cresol, Cledir Assisio Magri, além de autoridades locais, deputados, presidentes e diretores das cooperativas Cresol e Crehnor e de Bases Regionais.

Na abertura da cerimônia foi feita uma homenagem a Valdemiro Krush, um dos grandes precursores e idealizadores do cooperativismo de crédito solidário que faleceu em julho deste ano. Também foi apresentado um vídeo sobre a história da Crehnor ao longo dos seus 20 anos e entregue troféus para os sócios fundadores do Sistema.

Após discursos emocionantes de pessoas que viveram a trajetória do sistema, foi apresentado o vídeo que representa a união da Crehnor e da Cresol, que somam seus 20 anos de cooperativismo e de contribuição para uma agricultura justa e sustentável.

De acordo com o Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé, o Sistema Cresol hoje forma o maior Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Solidário do Brasil. “Agora com certeza somos mais fortes e continuaremos seguindo com a nossa missão de oportunizar acesso ao crédito para agricultores familiares, proporcionando uma vida digna e trazendo ainda mais benefícios e desenvolvimento para as regiões onde estamos inseridos. Quero parabenizar o Valdemar, os fundadores desse sistema, diretores, colaboradores e os cooperados pelo esforço e dedicação que tiveram no desenvolvimento de um excelente trabalho que sempre buscou o bem comum dos nossos agricultores”, destacou Thomé durante o evento.

O presidente da Crehnor, Valdemar Alves de Oliveira, realizou o discurso de encerramento destacando os momentos de dificuldades e de superação pelos quais o sistema passou. “Ao longo desses 20 anos de história tivemos muitas conquistas, evoluímos enquanto sistema e realizamos sonhos de muitos agricultores e assentados da reforma agrária. Hoje fazendo parte do Sistema Cresol Baser vamos crescer ainda mais e continuar com nosso trabalho, trazendo mais produtos e serviços aos nossos cooperados. Agradeço a todos que colaboraram para a evolução desse sistema, a Cresol Baser por nos acolher e aos nossos associados que sempre confiaram no trabalho que desenvolvemos. Agora inicia uma nova fase que, com certeza, terá vida longa”, finalizou Valdemar.

Após a cerimônia os presentes foram convidados para o jantar animado pela dupla Flávio e Marcos de Marmeleiro/PR e para o baile com o Musical Calmon.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *