Guia de Auditoria Cooperativa para Cooperativas de Crédito no Brasil

Com a circular BACEN 3.799/2016 foi lançado um novo horizonte da auditoria em cooperativas financeiras no Brasil. A expectativa é de que esta medida possibilite maior especialização e integração da auditoria cooperativa com as atividades de supervisão desempenhadas pelo Banco Central do Brasil, assim como promova melhora nas informações econômico-financeiras das cooperativas de crédito, bem como da gestão e governança dessas entidades, possibilitando ainda o adequado cumprimento da missão do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop).

Além de servir de instrumento para as cooperativas financeiras alcançarem de forma sustentável os seus objetivos institucionais, estratégicos e operacionais, também servirá como um relevante alicerce de proteção aos associados das cooperativas de crédito.

Neste contexto e entendendo o fundamental papel da auditoria na estabilidade e segurança do setor, a DGRV – Confederação Alemã das Cooperativas, no âmbito do projeto Regional para América Latina e Caribe, financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento na Alemanha, através do consultor Alexandre Silva desenvolveu um Guia de Auditoria Cooperativa Aplicável em Cooperativas de Crédito no Brasil.

O objetivo deste documento é servir de guia, de uma maneira prática, para as cooperativas de crédito, para as entidades que irão operar a auditoria cooperativa e demais atores envolvidos, sinalizando diretrizes de como implantar a auditoria cooperativa, considerando os aspectos de planejamento, escopo, execução, follow-up, comunicação de resultados e sinergia com os trabalhos de auditoria das demonstrações contábeis.

Este guia é direcionado para as cooperativas de crédito singulares, mas poderá, na circunstância apropriada, também ser utilizado como referência na realização de auditoria cooperativa das cooperativas centrais de crédito e confederações de centrais.

O documento está disponível na página da DGRV na América Latina www.dgrv.org na seção publicações, escolhendo a opção Guias Recentes ou através do link:
http://www.dgrv.org/main.php?action=&artid=793&catid=227&template=art_list.tpl

Esperamos que este seja um auxilio nos trabalhos e no melhor entendimento das novas atividades e papeis na auditoria das cooperativas de crédito.

1 comentário

  1. Sugiro que o Banco Central determine as informações que não devem faltar nos Relatórios Anuais das Cooperativas de crédito endereçados aos associados. Parabéns ao BACEN pela implantação do Guia de Auditoria. Sem dúvida, trará mais confiança ao Sistema Cooperativo Brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *