Congresso de Cooperativas de Crédito contou com participação de Ivo Lara em painel

Nos dias 16 e 17 de maio, foi realizado o C3 – Congresso de Cooperativas de Crédito, em São Paulo. Ivo Lara, diretor financeiro, esteve como um dos palestrantes no evento que reuniu os mais influentes gestores do cooperativismo de crédito no Brasil.

Ivo teve a responsabilidade de trazer a visão da prática ao painel “Qualificando a gestão das cooperativas através de boas práticas de governança e compliance” e ressaltar o papel da FNCC para estimular filiadas sobre o tema.

Ao lado de Jairo Martins, presidente da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), e de José Luiz Munhós, especialista em cooperativismo pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Ivo abordou tópicos sobre governança e comunicação com os cooperados e cases relacionados ao GDA e PDGC, programas do Sescoop, utilizados pelas cooperativas filiadas.

Segundo o diretor, este tipo de debate é algo que traz alinhamento e evolução “a discussão nos permite avaliar as diferenças e projetar onde cada uma das cooperativas pode chegar a partir de práticas inovadoras”.

Dentro desse contexto a FNCC tem se mostrado lúcida e assertiva. Para o final do mês de julho, deve colocar em prática um sistema de Benchmarking – que proporcionará, às cooperativas filiadas, uma troca de competências para resultados ainda mais relevantes.

COMO VENCER ESSES DESAFIOS?

É com esse questionamento que Ivo provoca reflexão de todos e encerra o painel. Para a pergunta, de acordo com o diretor financeiro da FNCC, a resposta é simples: intercooperação. “Quando aprimorada a intercooperação, o jogo muda. Quanto mais genuíno for nosso sentimento cooperativista, de dentro para fora – independente de bandeira e conflitos de interesse – eu não tenho a menor dúvida que nosso sucesso estará completamente garantido”.

O EVENTO

O C3 – Congresso de Cooperativas de Crédito, com realização da Blueprintt e patrocínio da Seguros Unimed, teve a participação de cerca de 90 pessoas em cada dia de evento. Ao todo, 15 temas específicos foram debatidos.
O evento reuniu palestrantes e congressistas de todo o Brasil. Além da FNCC, outras 22 instituições foram representadas. Entre elas: SulAmérica, Sicoob, UniCred, Cresol Baser e Transpocred.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *