Sistema de cooperativismo de crédito atua nos três estados do Sul e fomenta ações que apoiam diretamente negócios locais.
No cenário econômico inédito provocado pelo novo coronavírus, conhecer e se conectar com os negócios locais é uma ferramenta importante para toda a sociedade. Ao optar por essas marcas e pessoas, a comunidade ajuda na continuidade dos negócios locais e assim, na manutenção dos empregos gerados por esses empreendimentos, impactando de forma rápida e direta na sua realidade.
Para apoiar os empreendedores locais, o Ailos, sistema com 13 cooperativas de crédito que atuam no Sul do país, lançou esta semana o Ailos Aproxima (www.ailosaproxima.coop.br). A plataforma funciona como uma vitrine online, em que o cooperado pessoa jurídica pode divulgar seus produtos e serviços de forma gratuita e os compradores, cooperados ou não, têm a oportunidade de apoiar o negócio local entrando em contato direto com a empresa. Além do endereço online, é possível também baixar o aplicativo para iOS e Android.
Como o próprio nome diz, o intuito da plataforma é aproximar os cooperados e a comunidade num ambiente online de compra e venda. De acordo com Rodrigo Imthurn, superintendente de operações e produtos da Central Ailos, a ação está alinhada com o propósito do Sistema de gerar valor e cidadania financeira às pessoas. “Nós sabemos que os negócios de pequeno e médio porte estão sendo afetados intensamente por essa crise. Também reconhecemos que eles são fundamentais para a economia, já que são geradores da maioria dos empregos no país”, explica.
O Ailos Aproxima, segundo ele, nasce com o objetivo de conectar os consumidores a negócios locais. “Os empreendedores já entenderam que este momento pede uma nova forma de fazer negócios. Dar visibilidade para os negócios de cooperados no ambiente digital e oportunizar que eles ampliem a sua carteira de clientes é um dos nossos objetivos”, diz.
Negócio local é bom negócio para todos
O Ailos Aproxima é uma das iniciativas de um movimento sistêmico chamado Negócio local é bom negócio para todos, que tem o objetivo de apoiar ainda mais os empreendedores locais. Entre as ações, está contemplada uma base de conteúdos para capacitação em áreas como gestão, planejamento, e-commerce e finanças por meio da plataforma Progrid (www.progrid.coop.br). Todos os acessos são gratuitos e, além de conteúdos de especialistas das instituições ligadas ao Ailos, nomes como Mário Sérgio Cortella e Lilian Pacce ministram cursos.
Também integram a ação movimentos de produção de conteúdo e apoio aos empreendedores, como o Vai pro digital (www.vaiprodigital.com.br) e o #juntosnessa, onde os empreendedores têm descontos e informações para migrar os negócios para plataformas online e manter o funcionamento.
Serviços financeiros
Um pacote de medidas e serviços destinados aos empreendedores também foi lançado pelas cooperativas do Sistema Ailos para apoiar os negócios. “Como cooperativas, já atuávamos com taxas inferiores à média e prazos diferenciados em relação a outras instituições financeiras. Neste momento, entendemos que é necessário ampliar ainda mais estes diferenciais de acordo com as necessidades de cada cooperado”, comenta Imthurn. “É isso que estamos fazendo”, diz.
Sobre o Ailos
Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 850 mil cooperados, 1 Cooperativa Central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e R$ 8,5 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3,4 mil colaboradores. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.