Grandes momentos do Festival Coop+ disponíveis no YouTube da Confebras

Já estão disponíveis no YouTube da Confebras quatro palestras realizadas durante o Festival Coop+, realizado nos dias 17 e 18 de junho. O evento digital, promovido em parceria com o Grupo Anga, reuniu grandes nomes do Cooperativismo Financeiro e centenas de internautas, que participaram ativamente compartilhando experiências e encaminhando dúvidas e sugestões.

Para aqueles que não querem ficar de fora das tendências para o futuro, vale a pena acessar a palestra “O protagonismo do Cooperativismo Financeiro diante do novo cenário econômico”, que abriu o festival. Nela, o economista e jornalista Luís Artur Nogueira traçou as perspectivas de um mundo em recessão e dos riscos para um Brasil pós-pandemia. A experiência cooperativista veio com João Carlos Leite, presidente do Sicoob SaromCredi, sediado em Minas Gerais. Ele enalteceu as ações da instituição como a concessão de empréstimos com juros de 0,8% ao mês, além do aumento no volume de depósitos dos associados, o que revelou que “somos um porto seguro neste momento”.

Melhores Práticas e ecossistema

Os quatro cases selecionados pela curadoria da HSM Management, com as melhores práticas implementadas pelas cooperativas neste contexto de pandemia, também estão disponíveis no canal da Confebras no YouTube. A Viacredi mostrou sua solução para facilitar o acesso ao crédito. Já o Sicoob Central ES lançou um Edital Social para contemplar o Terceiro Setor. Com o aporte de mais de R$ 1 milhão, a cooperativa beneficiou 65 projetos. O Sicoob Credicom também foi uma das cooperativas selecionadas com a implementação de um Comitê de Enfrentamento da Crise. Por fim, o Sicredi Alto Uruguai foi selecionado com o programa Líder Jovem, que busca incentivar o empreendedorismo entre jovens de 15 a 17 anos.

Para os interessados em conhecer uma perspectiva global do cooperativismo, a palestra “Como as cooperativas podem se beneficiar do Ecossistema” tem muito a contribuir. Na apresentação, a secretária geral da Confederação Internacional dos Bancos Populares – CIBP, Valéria Rutgers, apontou projetos de doações e solidariedade realizados em diversos países. Já em sua fala, Dario Neto, diretor geral do Instituto Capitalismo Consciente Brasil e CEO do Anga Capital, apresentou a história do cooperativismo no mundo e revelou que as empresas movidas a propósitos e práticas sustentáveis têm melhores resultados a longo prazo.

A visão das lideranças vale a pena ser conferida na palestra de encerramento do Festival. “E se o Cooperativismo Financeiro passasse a ser agente de retomada da economia brasileira?”, essa pergunta foi o ponto de partida para a discussão que reuniu o presidente da Confebras, Kedson Macedo, e os presidentes dos sistemas Ailos, Unicred, Cresol e Sicoob, respectivamente Moacir Krambeck, José Maria de Azevedo e Cledir Magri e Marco Aurélio de Almada Abreu, além do diretor presidente da Cooperforte, Edson Machado Monteiro, representando as cooperativas não filiadas às centrais.

O Festival Coop+ teve o apoio da Cresol Confederação, Sicoob Confederação e Bancoob, Sicoob Central Cecresp, Tokio Marine Seguros, Central Ailos, CNAC, Cooperforte, FGCoop e HDI Seguros.

Acesse o canal da Confebras no YouTube, inscreva-se e confira os melhores momentos do Festival Coop+ e outro conteúdos importantes sobre economia e Cooperativismo de Crédito.

1 comentário

  1. Todo o material disponibilizado é de excelente conteúdo para nossas reflexões e no dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *