Com correalização da FNCC, Confebras promove 4º Fórum Integrativo para fortalecer cooperativas de crédito através da intercooperação

Após a conclusão dos três ciclos, Fórum Integrativo evidencia pautas urgentes do cooperativismo.

A Confebras – Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, com colaboração da FNCC – Federação Nacional das Cooperativas de Crédito, desempenhou um papel fundamental no recente 4º Fórum Integrativo Confebras, que teve seu último ciclo realizado nos dias 30 e 31 de agosto no Hotel Gran Estanplaza Berrini, em São Paulo.

Este evento organizado pela Confebras, correalizado pela FNCC, teve um foco especial desta vez: a intercooperação. O objetivo foi promover uma cultura de colaboração e estimular a prática da intercooperação no ecossistema cooperativo. A Federação entende que o fórum representa uma oportunidade significativa para impulsionar o crescimento das cooperativas de crédito singulares independentes.

Ao longo do evento, que se dividiu em três ciclos – Dialogar, Desenvolver e Materializar, foram discutidos tópicos críticos relacionados aos desafios enfrentados pelas cooperativas independentes. A FNCC e a Confebras acreditam que essa abordagem coletiva é fundamental para a competitividade das cooperativas no mercado financeiro nacional.

Último ciclo começou

O evento teve início com a apresentação de Renata Jabali e a mensagem de boas-vindas de Moacir Krambeck, presidente da Confebras, e Ailton de Aquino Santos, auditor chefe do Banco Central. Harold Espínola, Chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e Instituições Não Bancárias do Banco Central do Brasil, liderou uma discussão sobre “Intercooperação: do discurso à prática”. Ele destacou a importância da intercooperação como uma ferramenta essencial para que as cooperativas enfrentem os desafios em um ambiente financeiro em constante evolução.

Ivo Lara, Diretor Presidente da Federação, falou do ambiente representativo da FNCC e o quanto ele impacta as cooperativas independentes. “O Fórum Integrativo da Confebras começou no ano passado e chega ao fim hoje, com o ciclo Materializar. Os frutos ainda irão ser percebidos pelas cooperativas independentes, por intermédio da FNCC, que continua o trabalho de desenvolvimento dessas cooperativas, pois acredita nesse modelo. Já temos bons exemplos de intercooperação e queremos continuar quebrando barreiras”, destacou Ivo.

O painel “Ciclo Materializar – Intercooperação para a evolução das cooperativas independentes” reuniu especialistas para discutir a iniciativa Confebras UNE, uma plataforma de soluções compartilhadas projetada para atender às necessidades das cooperativas de crédito independentes. O fortalecimento das cooperativas, desde produtos até orientações gerais, foi enfatizado como um elemento imprescindível para apoio às independentes frente aos desafios do atual cenário mercadológico.

No campo da cibersegurança, Josias Sales, Superintendente de Segurança Cibernética no Sicoob, abordou estratégias e ferramentas para prevenção e combate a fraudes e ataques, destacando a crescente importância da cibersegurança em um mundo cada vez mais digital.

Ligia Zotini, pensadora de cenários futuros e fundadora do Voicers, provocou uma reflexão sobre o impacto das novas tecnologias no futuro das cooperativas. Ela enfatizou a necessidade do autoconhecimento e aprendizado para a melhor conexão com as pessoas e organizações em um mundo impulsionado pela tecnologia.

Marcelo Minutti, empreendedor e professor, explorou o tema “Inovação e pensamento sistêmico: desbloqueando o crescimento dos negócios”. Ele destacou a importância de entendermos a complexidade e gerirmos a incerteza em um mundo em constante mudança.

O primeiro dia de evento também abordou o papel da liderança nos processos de governança, com a participação de Ricardo Rocha, empreendedor e investidor em empresas de tecnologia.

Segundo dia do Fórum Integrativo

No segundo dia, Claudia Leite, Chief Purpose Officer na HILO Estratégia e Propósito, conduziu uma reflexão sobre os desafios dos pilares do ESG (ambiental, social e governança), destacando a importância das cooperativas em adotar práticas responsáveis para o benefício das pessoas e do mundo.

O painel “Negócios responsáveis: boas práticas de ESG” contou com a participação de diversos líderes do setor, que discutiram questões relevantes relacionadas ao envelhecimento da população e à governança corporativa, entre outros tópicos.

Ademar Schardong, sócio de uma das empresas do grupo Yassaka, enfatizou a importância da governança corporativa e da gestão eficaz nas cooperativas de crédito contemporâneas.

Rozália Del Gáudio, comunicadora e professora, destacou a importância da comunicação eficaz para as cooperativas e a necessidade de construir uma reputação sólida.

Thiago Borba Abrantes, Coordenador do Ramo Crédito no Sistema OCB, abordou o aprimoramento do marco legal das cooperativas de crédito, um tema crítico na agenda das cooperativas.

O evento encerrou com uma excelente palestra sobre “A ciência da felicidade para construir o seu melhor”, com Lúcia Barros, autora e especialista em desenvolvimento pessoal.

A FNCC e a Confebras acreditam que eventos como o 4º Fórum Integrativo são fundamentais para promover a intercooperação e fortalecer as cooperativas de crédito, preparando-as para os desafios futuros.

Fonte: mundocoop.com.br

Gestão

A FNCC é uma Federação formada para representar suas cooperativas associadas, junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento de cooperativismos de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *