Confebras promove semana de webinars para celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito

Em tempos em que uma pandemia global afeta a vida de bilhões de pessoas mundo afora, a esperança é um importante propulsor para enfrentar a crise sanitária, social e econômica. É com esse espírito que o movimento cooperativista internacional vai marcar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), que há 72 anos é comemorado em todo o mundo sempre na terceira quinta-feira de outubro – este ano no dia 15. Para celebrar a data, a Confebras (Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito) prepara uma semana de webinars gratuitos até o dia 15 de outubro.

A programação iniciou na terça-feira, dia 13, com o lançamento do livro “Cooperativismo Financeiro na década de 2020: Sem Filtros”, do escritor Ênio Meinen, e webinar com o mesmo tema. Mediado por Kedson Macedo, presidente da Confebras, o bate-papo teve a participação do autor, além de Graciela Fernández Quintas, vice-presidente da Aliança Cooperativa Internacional, e de Helder Molina, presidente do Grupo Mongeral – Aegon.

Lançado pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês), o tema deste ano do DICC é “Cooperativas de Crédito: Trazendo esperança à comunidade global” e demonstra como as cooperativas são movidas pela economia solidária, apoiando pessoas e empresas por meio de crédito, inclusão e educação financeira. De acordo com dados do WOCCU de 2019, no mundo todo são mais de 86 mil cooperativas de crédito, que representam mais de 291,4 milhões de cooperados em 118 países. Os depósitos captados ultrapassam US$ 2,1 trilhões e a carteira de empréstimos consolidada alcança mais de US$ 1,8 trilhão.

No Brasil, segundo dados do Banco Central do Brasil referentes ao primeiro semestre de 2020, há 895 instituições que integram o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC, entre cooperativas singulares, centrais e confederações, com 12,1 milhões de associados. E os números comprovam, que, apesar de o País enfrentar um cenário desafiador provocado pela epidemia do novo coronavírus, as cooperativas de crédito conquistaram, no 1º semestre de 2020, cerca de 500 mil novas adesões. Já a carteira de empréstimos do SNCC cresceu, no período, 7,85%. No segmento de empresas, o crescimento foi mais significativo ainda, da ordem de 15,9%.

Isso se deu também em função do desempenho diferenciado que as cooperativas tiveram junto aos programas de Governo Federal como o Pese (Programa Emergencial de Suporte a Empregos) e no Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). “Mesmo em um ano atípico, de grandes desafios e adversidades, o cooperativismo segue ainda mais fortalecido. E a Confebras tem feito a sua parte, ao compartilhar conteúdos inéditos e webinars em suas plataformas neste ano, além de expandir suas atividades online, inclusive na plataforma EaD, de educação financeira. E agora, em celebração ao Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, avança nessa agenda com a promoção da Semana DICC, trazendo importantes lideranças cooperativistas para abordar temas como educação financeira e endividamento, desafios do cooperativismo financeiro em 2020 e o futuro colaborativo”, destaca o presidente da Confebras, Kedson Macedo.

Bancada suprapartidária formada por 268 deputados e 38 senadores e com forte atuação na defesa do cooperativismo no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) reforça a importância de aproveitar a data para discutir o cooperativismo e demonstrar os impactos positivos do setor para a economia do País. Presidente da Frencoop, o deputado Evair de Melo (ES) ressalta que o cooperativismo é o trilho do Brasil para o desenvolvimento. “O papel que a Confebras vem desenvolvendo é muito importante, pois busca valorizar e dar mais voz às cooperativas de crédito ao realizar essa semana de webinars. O cooperativismo já foi amplamente testado e, nos momentos mais difíceis, ele apresenta crescimento, organização e superação e todos precisam entender a importância que o setor possui para o crescimento e avanço da economia em nosso País. O cooperativismo vai longe”, declarou o deputado federal e vice-líder do governo na Câmara.

Saiba mais sobre o DICC

Em 17 de janeiro de 1927, a Federação de Cooperativas de Crédito de Massachusetts, nos Estados Unidos (EUA), comemorou o primeiro feriado oficial para os membros e trabalhadores das cooperativas de crédito. Após um breve período, perdeu-se o costume de celebrar o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito. Em 1948, a Associação Nacional de Cooperativas de Crédito (CUNA) dos EUA definiu uma nova data para comemorar o DICC: a terceira quinta-feira do mês de outubro. Há 72 anos, o sistema se une para reforçar os pilares desse movimento global e oferecer soluções financeiras justas a um número cada vez maior de pessoas.

Confira a programação de webinars da Semana DICC:

HOJE – Dia 14 – 15h
Tema: “O Futuro colaborativo além da inovação”
Convidados: Pamella Fernandes, Embaixadora JovemCoop; e Jorge Varanis, gerente regional de Negócios no Estado de SP no Sicoob Uni Sudeste e jovem líder do programa Somos Líderes do Cooperativismo realizado pelo Sescoop/OCB
Mediação: Diogo Anderson Angioletti, educador financeiro especialista em mediação de aprendizagem em neurociência cognitiva e consultor em Relacionamento com o Cooperado na Central Ailos

AMANHÃ – Dia 15 – 17h
Tema: “O panorama de risco no Brasil, o superendividamento e a Semana ENEF”
Convidados: Ronaldo Vieira da Silva, chefe substituto do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira; Lucas Iten Teixeira e Adriana da Camara Tavares de Medeiros, coordenador e analista, respectivamente, no Departamento de Promoção da Cidadania Financeira; e Edilson Rodrigues de Sousa, coordenador no Departamento de Supervisão Bancária
Mediação: Luiz Lesse Moura Santos, vice-presidente da Confebras.

O DICC é uma oportunidade ímpar de difundir conteúdo de alto nível e a Confebras, referência em eventos no Cooperativismo Financeiro. Não deixe de compartilhar esta programação com todos os cooperativistas do Brasil!

Inscreva-se no canal do YouTube da Confebras, participe de toda a programação da Semana DICC e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre Cooperativismo de Crédito e sobre a economia nacional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *