Instituições Financeiras Cooperativas liberaram 20% do Pronampe do país

Até o presente momento, o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) teve 461 mil operações de crédito contratadas no Brasil, totalizando R$ 31,966 bilhões.

Segundo informações disponíveis no site do Banco do Brasil, que é o operador do FGO (Fundo de Garantia de Operações), 20% das operações contratadas foram liberadas por instituições financeiras cooperativas (Sicoob, Sicredi, Unicred e Ailos), que também fora responsáveis por 14% dos valores disponibilizados. No total foram 94.520 operações e R$ 4,629 bilhões liberados por cooperativas, o que representa a 3ª posição em quantidade de contratos e também em volumes disponibilizados.

As instituições financeiras cooperativas possuem a maior rede de atendimento do país, com mais de 6.500 pontos de atendimento, o que representa aproximadamente 25% de todas as agências do Brasil (somados os bancos e cooperativas). O destaque nas liberações de Pronampe comprova estudo recente, (link) que concluiu que as cooperativas podem ser um excelente veículo para levar crédito e outros serviços financeiros para a população de municípios rurais menores, mais afastados das capitais e com menos renda por habitante, isto e decorrência da grande capilaridade de seus pontos de atendimento. 

Veja o levantamento completo na imagem abaixo:

Fonte: https://www.bb.com.br/docs/portal/digov/Pronampe-Semanal.pdf

==========

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *