Com aumento de 54% na oferta de crédito, presidente do Sicoob fala do apoio ao cooperado na pandemia

Dados do sistema foram apresentados em evento virtual da Central Sicoob Uni.

O presidente do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Marco Aurélio Almada, destacou, na última quinta-feira (26), números importantes construídos pelo Sicoob em 2020, os quais ratificam a importância do sistema na superação da crise. Com mais de 5 milhões de associados, a instituição está presente em todo o país.

“O nosso interesse é resolver o problema do cooperado. Por isso, na contramão de outras instituições que diminuíram a oferta de crédito, ampliamos em 54% o volume disponibilizado. Fizemos visando o lucro? Não! Fizemos porque o nosso associado precisava de apoio em um momento tão difícil”, lembrou Almada.

Eleito um dos três maiores influenciadores cooperativistas do Brasil, Marco Aurélio Almada ressaltou o crescimento das cooperativas financeiras no país, que hoje respondem por 5% da demanda de crédito, número que salta para 20% nos segmentos rural e micro e pequenas empresas.

Os dados foram apresentados em evento virtual patrocinado pela Central Sicoob Uni, que contou também com a participação de Luiz Edson Feltrim, superintendente no Instituto Sicoob para o Desenvolvimento Sustentável.

“O propósito, alinhado a uma agenda social, vem à frente do lucro”

Com foco no desenvolvimento social estratégico, o Instituto Sicoob realiza ações de educação financeira gratuita em todo o país, durante o ano inteiro.

“Para nós, o propósito, alinhado a uma agenda social, vem à frente do lucro”, reforçou Feltrim. Apenas em 2019, o Instituto Sicoob interagiu com mais de 364 mil brasileiros, em 693 municípios diferentes. As ações são abertas a todos, contemplando pessoas que não são associadas ao Sicoob. Para conhecer e as iniciativas, clique aqui.

Para Clidenor Gomes Filho, presidente da Central Sicoob Uni, por serem instituições formadas por e para pessoas, as cooperativas ganham destaque enquanto agentes de desenvolvimento social. “O cooperativismo financeiro é um modelo de negócios pujante, com sólido crescimento em números e uma notória contribuição para o desenvolvimento social”, concluiu.

Sobre o evento

Gratuito e aberto a todos, o encontro virtual discutiu o impacto do cooperativismo financeiro no desenvolvimento econômico sustentável. Na ocasião, os internautas puderam fazer perguntas e conhecer melhor o cooperativismo e as ações do Sicoob.

Realizado pela Central Sicoob Uni o evento deu forma ao 5º e 7º princípios cooperativistas – Educação, Formação e Informação; Interesse pela Comunidade. Para conferir a gravação da live, clique aqui.

Central Sicoob Uni
Com uma sólida trajetória, a Central Sicoob Uni possui mais de 137 mil cooperados, Patrimônio Líquido superior aos R$ 2,3 bilhões e Ativos Totais da ordem dos R$ 10,8 bilhões.
Com sede em Goiânia (GO), a instituição atua ainda nos estados do Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Roraima, Acre, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *