Sync discute futuro do cooperativismo com inovações financeiras

Evento de inovação e tecnologia promovido pela Fenasbac reúne órgão regulador, especialistas em inovação e líderes de negócios para discutir as novas formas de pensar o futuro do cooperativismo financeiro.

A Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac), realiza nos dias 29 e 30 de novembro o Sync, um evento de inovação e tecnologia que discute o futuro do cooperativismo de crédito em meio às inovações financeiras atuais. O evento reúne especialistas em inovação, com representantes do órgão regulador e líderes de negócios para falar sobre o cenário do Open Finance e as novas formas de pensar e usar o dinheiro.

A Palestra de abertura fica com o Sr. Paulo Sérgio Neves de Souza, Diretor de Fiscalização (Difis) do Banco Central e aborda o papel das Cooperativas de Crédito, na competitividade e no crescimento do sistema financeiro nacional. Paulo Cunha, Líder do Setor Público para América Latina da AWS, Paulo Stein, Presidente da Fenasbac, Leo Monte, Chief Innovation & Marketing Officer da Sinqia, Diogo Peixoto, Gerente Comercial Regional da AX4B, também participam da abertura.

O Sync conta com trilhas de experiências com diversos assuntos sobre tecnologia, sustentabilidade e inovação que envolvem o futuro do cooperativismo.

Trilha Sync

A primeira delas é a Sync, o ponto de encontro entre inovação tecnológica, sustentabilidade, regulação pró-mercado e novos negócios financeiros que reúne palestras de líderes com visão de futuro como Rodrigoh Henriques, líder de inovações financeiras da Fenasbac, que fala sobre o impacto social causado em um mundo digital, no dia 29 de novembro, às 10 horas.

No mesmo dia, a partir das 17 horas, haverá discussão sobre a transformação digital nas cooperativas de crédito com Helio Mariano, diretor de tecnologia e inovação da Ailos, com mais de 30 anos de experiência na gestão de tecnologia e desenvolvimento de projetos.

Já no dia 30 de novembro, a trilha Sync é fechada às 16h20 com discussão sobre como a cooperação é a chave para o futuro. Os palestrantes são José Maria Azevedo, presidente do conselho de administração da Unicred, e Moacir Krambeck, presidente do conselho de administração da Central Ailos e João Carlos Spenthof, presidente do FGCoop e da Central Sicredi Centro Norte.

Trilha Tech

A trilha Tech mostra a nova realidade tecnológica do sistema financeiro, suas oportunidades e armadilhas. No dia 29 de novembro, a partir das 14 horas, Priscilla Koo Wilkens, chefe de subunidade do departamento de competição e estrutura do mercado financeiro do Banco Central, Suzana Aline de Souza, head de crédito da Central Ailos, Aline Lanzarin, gerente de concessão de crédito do Sicredi Confederação e Ulysses Pacheco, especialista em vendas para o setor público da AWS, falam sobre inteligência artificial e crédito real. Os especialistas irão discutir como a tecnologia pode garantir o crédito certo na hora certa ao cliente.

No dia 30 de novembro, às 10h20, Luis Schuler, diretor de produtos e tecnologia da Unicred, juntamente com Paula Thais Cardozo, coordenadora de gestão da inovação da Ailos falam sobre inovações tecnológicas a serviço do cooperado.

Trilha Biz

Já a trilha Biz mostra os desafios e oportunidades de negócios para um mundo complexo, hiperconectado e digital. No dia 29 de outubro, às 15h10, Rodrigues, superintendente de governança de TI e segurança cibernética da Sicoob, Valério Araújo, gerente de Open Banking e inovação da Sicredi, Marcelo Martins, empreendedor, advisor da Fenasbac e diretor da ABFintechs e Juliana Inneco, head do Torq Labs da Sinqia, debatem os novos modelos de negócios para as cooperativas de crédito.

No dia 30 de novembro, a partir das 14h10, haverá discussão sobre o que esperar da união de fintechs e cooperativas. Para isso, o evento conta com a participação de Danielle Teixeira, Líder de Comunidade no LIFT Lab e designer de inovação da Fenasbac, Natália Braulio, COO e co-fundadora do Openbox, Felipe Santiago, CEO – Cashway, Rafael Miranda, CEO da Websolti e Danillo Branco, CEO and Co-founder of FinanSystech.

Para fechar a trilha Biz, o Sync discute o futuro do mercado financeiro e o impacto do Bitcoin, Crypto, Smart Contracts e DeFi a partir das 15 horas. O debate fica por conta de Gustavo Cunha, CEO e fundador da FinTrender, Rafaella Baraldo, CEO e co-fundadora da Pods Finance e Claudia Mancini, fundadora e editora chefe do Blocknews.

Trilha Reg

A trilha Reg apresenta palestras sobre a regulação a serviço da inovação para um sistema financeiro mais eficiente, competitivo e inclusivo, mostrando caminhos para o futuro. No dia 29 de novembro, às 16h20, o evento conta com a participação de Aristídes Cavalcante Neto, chefe do escritório de segurança cibernética e inovação para o sistema financeiro do Banco Central, juntamente com Fábio Araújo, coordenador do Projeto Real Digital (CBDC) do Banco Central do Brasil, e José Casara, Gerente de Inteligência em Supervisão de Riscos Estratégicos – CVM, com moderação de Keiji Sakai, entrepreneur, advisor, investor da Rksam Soluções. Os especialistas irão debater iniciativas inovadoras para a regulação e o futuro da moeda digital.

No dia 30 de outubro, às 9 horas, Harold Espínola, chefe do departamento de supervisão de cooperativas e instituições não bancárias do Banco Central, fala sobre o futuro do cooperativismo ligado à tecnologia.

Trilha Green

A trilha Green oferece discussões em relação ao cooperativismo como peça-chave na busca do equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade. No dia 29 de novembro, às 11h, será abordada a importância e impacto da sustentabilidade na área financeira. Os palestrantes são Ricardo Harris, chefe do gabinete do diretor de regulação do sistema financeiro do Banco Central, com moderação de Lucila Simão, CEO do Instituto Fenasbac. Morgan Dooyle, Representante do Grupo BID no Brasil, marca presença com a palestra “A hora e a vez do crédito verde”.

A segunda palestra da trilha será sobre crédito verde, a partir das 11 horas do dia 30 de novembro. Para a discussão, os convidados são José Cunha, diretor executivo do Bureau Veritas, com moderação de Wankes Leandro, head de transformação do Instituto Fenasbac.

Trilha Power Talks

Por fim, a trilha Power Talks apresenta o poder da inovação demonstrado em casos reais nas cooperativas de crédito de norte a sul do Brasil, dia 29 de outubro, o evento traz os caminhos para a emissão de Green Bonds por uma cooperativa brasileira, com palestra de Alexandre Englert Barbosa, tesoureiro executivo do Sicredi. Às 16 horas, acontece a apresentação sobre como o Sicredi está usando os dados do Open Banking em sua Estratégia Fiscal.

No último dia do evento, Alessandro Guzzo, gerente de produtos e tecnologia da Unicred, junta-se, às 9h55, com Rodrigoh Henriques, para falar sobre um ano de cartão nas nuvens.

Para fechar a trilha, às 16 horas, Adriano Polidoro, superintendente de tecnologia na Central Ailos, fala sobre a implantação de um novo Core Bancário.

Todo o evento pode ser acompanhado online de forma gratuita por meio da plataforma de transmissão do evento. Para aqueles que desejam interagir com os palestrantes, está disponível um ingresso premium que dá acesso, além das transmissões ao vivo, a possibilidade de interagir com os convidados do evento e fazer perguntas aos palestrantes dentro da plataforma.

O ingresso premium custa R$680,00 e pode ser adquirido no link: https://synccoop.com.br/. Para acompanhar de forma gratuita ou exclusiva, basta inscrever-se no mesmo link.

O evento tem a AWS e Sinqia como patrocinadores master, a AX4B como patrocinadora e conta com mídia oficial da MundoCoop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *