Cooperativas de Crédito são a principal instituição financeira

Cooperativas de crédito são a principal instituição financeira em 9 estados

Com mais de 13,9 milhões de cooperados e 763 cooperativas em todo o Brasil, as Cooperativas de Crédito continuam a conquistar espaço no Brasil. Atualmente representando 11,7% do Sistema Financeiro Nacional, as cooperativas do tipo tem se firmado como uma das grandes opções para a população de “desbancarizados” e de pessoas que buscam uma alternativa com melhores produtos e serviços.

A partir de um modelo pautado no relacionamento com os clientes, as cooperativas de crédito hoje seguem um movimento contrário do sistema como um todo. Segundo dados recentes do Banco Central, o setor dobrou o número de agências nos últimos anos, enquanto os bancos tradicionais perderam mais de 5,8 mil pontos de atendimento.

Tal crescimento se reflete no mapa das instituições financeiras nos estados brasileiros. Hoje, as cooperativas lideram em número de pontos de atendimento em nove estados, com destaque para Minas Gerais e o sul do Brasil, onde todos os três estados possuem o sistema cooperativo em destaque.

Agências de Cooperativas de Crédito

Com 4 mil agências em todo o país, o Sicoob possui hoje a maior presença no território nacional, superando os números da maior estatal do país e ficando em primeiro lugar no ranking de maiores instuituições em número de agências.

“O cooperativismo financeiro é um movimento essencialmente de lugar e proximidade, que preza pelo atendimento humanizado, até porque nas cooperativas as pessoas, por definição, são mais importantes que o capital, e o lucro não faz parte dos objetivos. Como o usuário dos serviços é também o dono da organização, suas expectativas e preferências sobre acolhimento e tratamento devem ser atendidas sem restrições. Portanto, estar fisicamente nas comunidades e próximo dos indivíduos e das empresas é demonstrar fidelidade à natureza societária”, disse Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, em comunicado oficial.

Também figurando no Top 10, o Sicredi possui a principal rede de pontos de atendimento em 4 estados, com um total de 3.464 em todo o país. Junto com o Sicoob, o sistema Sicredi representa um dos maiores sistemas financeiros do país, com expansão crescente ano após ano.

Tal crescimento físico, também reflete nos números do setor. Segundo dados do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), as cooperativas de crédito são responsáveis por 21% dos contratos realizados nas áreas rurais, além de 18,7% do volume financiado. Também são responsáveis por 19% dos contratos de crédito aos pequenos negócios e de 13% do valor contratado a partir do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

Com perspectivas de crescimento contínuo nos próximos anos, o ramo crédito espera continuar em expansão. Algo que deve contribuir para a participação de 20% no Sistema Nacional de Crédito, meta estabelecida pelo Banco Central.

Por Redação MundoCoop, com informações de Sicoob e AIs. Comunicação e Estratégia

Fonte: mundocoop.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *