Em evento online, OCB e OCESP fazem esclarecimentos e detalhamentos das conquistas do Sistema Cooperativo Brasileiro

Conquistas para as cooperativas de crédito

O ano está quase no fim, mas a FNCC segue trabalhando. No dia 12 de dezembro, segunda-feira, a Federação promoveu um encontro online para esclarecimentos e detalhamentos das conquistas do Sistema Cooperativo Brasileiro, OCB/OCESP para as cooperativas de crédito, tanto de capital e empréstimo, quanto as clássicas.

O encontro reuniu 36 participantes. As apresentações foram realizadas por Thiago Borba Abrantes e Clara Pedroso Maffia, da OCB. Celso Augusto Teixeira e Luis Antônio Schmidt representaram o Sistema OCESP e Aramis Moutinho o Sescoop/SP. Todos destacaram as ações, conquistas e defesas para o cooperativismo de crédito no ano de 2022.

Em cima da questão “conquistas e defesa do cooperativismo de crédito” foram abordados assuntos como: a importância da representação institucional pelo Sistema OCB, que se desdobrou em outros tópicos interessantes.

A representação cooperativista, assim como a representação política também foram pauta. Além disso, foi explicado como se dá a atuação do Sistema OCB nos três poderes. Para que todos pudessem acompanhar, foram citadas também as vantagens da organização sistêmica, algo que reforça a importância do coletivo, da representatividade.

Uma lista de conquistas foi apresentada, sendo explicada de ponto a ponto. Essa ação é de extrema importância, uma vez que conquistas e defesas podem não ser 100% entendidas pelas cooperativas federadas.

Conquistas como: exclusão do ato cooperativo da base de cálculo do PIS/PASEP e CONFINS para cooperativas de crédito; entendimento sumulado no CARF de que as aplicações financeiras realizadas por cooperativas de crédito no mercado constituem ato cooperativo típico e, por isso, não sofrem a incidência de IRPJ e CSLL; Dispensa de contratação da auditoria independente das demonstrações contábeis para cooperativas de capital e empréstimo.

É essencial que todos entendam como o trabalho em conjunto e de representação da FNCC está gerando resultados positivos para as cooperativas federadas e seus cooperados. Prova disso foi a negociação da FNCC com a OCB via OCESP neste ano, que resultou no desconto de 50% na base de cálculo da contribuição cooperativista para as cooperativas de capital e empréstimo.

Esse trabalho segue sendo bem-feito e a tendência é se aprimorar cada vez mais. “Hoje a FNCC já representa 25% de todo o cooperativismo de crédito do estado de São Paulo”, destaca Ivo Lara, Diretor Presidente da Federação.

Ele ainda completa, “ter hoje a OCESP e a OCB para demonstrar quais iniciativas estão sendo feitas para auxiliar nossas cooperativas, para proteção dos benefícios é algo muito importante e significativo”.

Serviço

A FNCC é uma Federação formada para representar suas cooperativas associadas, junto aos órgãos governamentais, instituições financeiras e todo o segmento de cooperativismo de crédito. Mediante uma gestão participativa e transparente, atenta às necessidades e peculiaridades de suas associadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *