Sicredi recebe comitiva internacional para imersão no cooperativismo de crédito

Pioneirismo e inovação da instituição foram apresentados às lideranças do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) em visita ao país.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 6,5 milhões de associados e presença em todos os estados e no Distrito Federal, recebeu, no dia 13 de abril, no Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre/RS, a visita das lideranças do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU na sigla em inglês), que conheceram a estrutura da Fundação Sicredi, além da história e tradição do modelo cooperativo de crédito com 120 anos de atuação no Brasil. A comitiva internacional também participará do Super Summit 2023 do Sicredi, realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ nos dias 17 e 18, com o tema “Liderança em Movimento”.

“A força do coletivo é o que norteia nossa jornada. Tivemos a oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento com a principal entidade do cooperativismo de crédito global, detalhando nosso modelo de organização em Sistema, que preserva a autonomia local das cooperativas ao mesmo tempo em que atua de forma unificada nacionalmente. Esperamos compartilhar boas práticas e gerar conhecimento para inspirar ainda mais a atuação das cooperativas filiadas ao WOCCU”, afirmou Manfred Alfonso Dasenbrock, diretor do WOCCU e presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, que recebeu as lideranças no País.

A agenda do Conselho no Brasil tem o objetivo de aprofundar o modelo de governança do Sicredi, que é referência de organização no cooperativismo de crédito mundial, além de explorar os programas de responsabilidade social da Fundação Sicredi e demais ações que geram impacto positivo significativo da instituição nas comunidades onde atua. O WOCCU promove o desenvolvimento sustentável das instituições financeiras cooperativas por meio de capacitação das pessoas e troca de experiências entre cooperativas do mundo todo, para garantir o acesso de cada vez mais pessoas a soluções financeiras e ao modelo cooperativo. Além disso, representa o sistema global de cooperativas de crédito junto às organizações internacionais e governos nacionais, atuando de forma ativa na melhoria de legislação e regulamentação do segmento.

A CEO do WOCCU, Elissa McCarter Laborde, ressaltou que, desde a sua chegada ao Conselho, acompanha as excelentes ações do Sicredi no Brasil, não apenas em termos de crescimento dos negócios, mas em alcance e número de cooperativas de crédito que compõem o Sistema, além do atendimento das comunidades nas quais a instituição financeira cooperativa está presente. “Também vejo esse compromisso social muito forte que é, em última análise, o que torna as cooperativas de crédito únicas como modelo de negócio. Conhecemos projetos e iniciativas da Fundação Sicredi e ações de transformação digital. E percebemos que o Sicredi é bem-sucedido devido às pessoas que fazem parte dele. Ouvimos um pouco da história de quem vive um verdadeiro compromisso com a missão de servir comunidades, de alcançar os mais diversos grupos da população no Brasil. É exatamente o que queremos que nossos associados façam. Então, verdadeiramente, o Sicredi é líder em nosso movimento”, acrescentou.

Além da presidente do Conselho de Administração e da CEO do WOCCU, integram a comitiva em visita ao País, as seguintes lideranças: Paul Treinen, vice-presidente; Andrew Price, vice-presidente Jurídico; Thomas Belekevich, diretor de Serviços; Mike Reuter, diretor executivo da Fundação WOCCU; Eleni Giakoumopoulos, diretora da Rede Global de Liderança Feminina (GWLN); Greg Neumann, diretor de Comunicação; Ukeme Falade, CFO do WOCCU; Joe Thomas, diretor de Mercados Futuros; e os diretores George Ototo, Charles Murphy, Rafal Matusiak, Jaime Chavez, Joseph Remy, Dallas Bergl, Jeff Guthrie, Linda Bowyer, Younsik Kim, Michael Lawrence, e Erin Mendez.

Conferência Mundial – Em julho deste ano, na cidade de Vancouver (Canadá), será realizada mais uma edição da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito, promovida pelo WOCCU com o objetivo de proporcionar aprendizados e conexão entre profissionais de instituições em todo o mundo. O WOCCU já implementou mais de 300 programas de assistência técnica em 90 países. A nível mundial, existem mais de 87,9 mil cooperativas de crédito em 118 países de seis continentes, que atendem 393 milhões de associados, o equivalente a 12,5% da população economicamente ativa.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Site do Sicredi: Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *