OCB: Conselheiros avaliam resultados do Formacred

Após seis meses do fim da capacitação, turmas piloto do curso especializado para conselheiros de cooperativas de crédito volta a se reunir. A missão deles é validar o programa para aplicação em nível nacional

Hoje, informação é uma mercadoria muito importante, mas também muito abundante. O grande segredo é saber como digeri-la, torná-la aplicável. A partir desta avaliação vamos dar início a um processo contínuo do Formacred. Peço que vocês dediquem esses dois dias a nos dar esse retorno, para que possamos validar um programa definitivo, efetivo para o cooperativismo de crédito, que servirá de base para os demais ramos inclusive.” Estas foram as palavras do presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Márcio Lopes de Freitas, aos participantes do Curso de Formação de Conselheiros de Cooperativas de Crédito (Formacred), na manhã de hoje (8/5), em Brasília (DF). Eles se reuniram para o Seminário de Avaliação do Formacred, curso integrante do Programa Nacional de Educação do Crédito Cooperativo (Educred), do Sescoop.

“Vocês estão reunidos aqui nesses dias para avaliar a validade desse processo, desenhado por um grupo técnico, e que envolveu todas as Confederações de Cooperativas de Crédito do Brasil. Estamos usando vocês como ‘cobaias’, no bom sentido, porque agora é a hora de reciclarmos tudo o que foi visto, sua aplicabilidade, e relatar o que pode ser melhorado”, destacou Lopes de Freitas junto aos Conselheiros.

As turmas-piloto, tanto de Conselheiros Fiscais, quanto de Conselheiros de Administração, tiveram início em maio e foram concluídas em novembro do ano passado. Para a gerente de Formação e Qualificação Profissional do Sescoop, Andréa Sayar, a sensação é de satisfação e emoção pelo sucesso alcançado. “Este momento representa o coroamento de nosso trabalho. O programa levou dois anos sendo construído, com muito cuidado e atenção para que atendesse adequadamente às demandas das cooperativas. E agora estamos vendo a coisa realmente acontecer. O Formacred alcançou uma credibilidade muito grande junto ao Sistema OCB, que já está aguardando a sua disseminação para todos os ramos e estados”, disse a gestora.

Andrea relata que a opinião comum entre todos os envolvidos no projeto é sobre a integração gerada pelo curso. “Sem dúvida, o principal benefício que notamos foi a inter-relação criada entre pessoas diferentes, de sistemas, cidades e estados diferentes. Esta atuação orquestrada entre indivíduos, cooperativas e sistemas é o que vai garantir a força para que o cooperativismo, em cada um de seus ramos, se apresente de maneira imponente perante a sociedade e o governo, demonstrando o verdadeiro DNA do movimento”, avalia.

Ela realça que o Seminário, que teve início hoje e prossegue até amanhã (9/5) tem como foco avaliar qualitativamente a utilidade dos conceitos aprendidos pelos participantes na prática de suas atribuições diárias.

 

SOBRE O FORMACRED

Concebido para atender a uma demanda do Conselho Especializado do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco/OCB), e do Banco Central do Brasil (BC), para que fossem desenvolvidos programas de capacitação e treinamento de dirigentes e empregados das cooperativas de crédito, o Formacred tem como objetivo oferecer formação de qualidade a conselheiros de Administração e Fiscal, contribuindo para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao sistema financeiro nacional.

O foco está em contribuir para o processo de desenvolvimento, profissionalização e aumento da competitividade desses empreendimentos frente ao sistema financeiro nacional. Ao longo de 2012, 40 conselheiros foram formados nas turmas-pilotos realizadas pelo Sescoop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *