Cooperativas de crédito do País se unem a evento global para comemorar o DICC

O mundo inteiro comemora nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). A data é lembrada há 71 anos, desde que a Associação Nacional de Cooperativas de Crédito dos Estados Unidos estabeleceu a terceira quinta-feira do mês para divulgar a proposta e os ideais do setor e lembrar a trajetória e as conquistas deste modelo de organização econômica.

Por esse motivo, todos os anos, cooperativas de todo o planeta abrem as suas portas para atrair a atenção das pessoas quanto aos benefícios do setor e também para promover ações e atividades sociais. Em 2019, o tema que irá centralizar as atividades do DICC será “Serviço local. Alcance global” para representar o quanto as ações promovidas pelo sistema cooperativista não se limitam apenas às comunidades onde estão presentes. Elas criam raízes que se ramificam na vida de pessoas de diversos canto do país, refletindo no constante crescimento global do cooperativismo financeiro.

Hoje, o setor possui mais de 11 milhões de brasileiros associados a uma das 883 cooperativas de crédito espalhadas pelo território nacional. “Este é o momento de reconhecer o importante papel que as Cooperativas de Crédito desempenham na inclusão financeira de milhões de pessoas e na prosperidade da comunidades em que atuam. Continuamos contribuindo para o crescimento dos negócios, o bem comum e a solidariedade financeira, especialmente neste momento em que a economia apresenta ritmo lento de recuperação”, diz o presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Kedson Macedo.

Além disso, o setor também caminha a passos largos para alcançar o seu maior desafio: ampliar a sua representatividade no Sistema Financeiro Nacional dos atuais 8% para 20% nas operações de crédito até 2022, em consonância com as metas estabelecidas pela Agenda BC#.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *