Relatório de Responsabilidade Social da Unicred Conexão destaca avanços em direção aos ODS

Cooperativa desenvolveu projetos de educação financeira em busca de um futuro melhor para cooperados, colaboradores e comunidade.

A Unicred Central Conexão, instituição financeira cooperativa premium, publicou a edição 2021 do seu Relatório de Responsabilidade Social. O documento traz um resumo das principais ações voltadas à educação financeira, ao meio ambiente, à saúde, à arte, à cultura e à assistência social. O conteúdo evidencia o compromisso da cooperativa em alicerçar suas ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Esses objetivos da ONU são um apelo global para melhoria da condição de vida das pessoas, do meio ambiente e do clima. Para o presidente do Conselho de Administração da Unicred Central Conexão, Dr. Remaclo Fischer Jr., a Unicred tem um papel ativo na implementação dos ODS, principalmente porque tem as pessoas como foco. “Contribuímos com ações ligadas a esses princípios assiduamente e buscamos engajamento e conscientização a respeito do nosso papel e dos esforços necessários para que cada objetivo seja bem-sucedido”, destaca.

Não é à toa que, em 2021, as cooperativas que integram a Central Conexão – Unicred Centro Sul, Unicred Coomarca, Unicred Desbravadora, Unicred União, Unicred Vale e Unicred Valor Capital – concederam juntas mais de R$ 2,9 bilhões em crédito para que seus cooperados pudessem colocar em prática seus projetos e sonhos.

Além de crédito, a cooperativa também investiu em iniciativas de educação financeira. A ideia é que as pessoas não apenas tenham acesso às soluções financeiras, mas, principalmente, que saibam fazer bom uso delas. Todo cidadão deve ter o direito e a oportunidade de aprender sobre conceitos financeiros, conhecer características e riscos de produtos oferecidos e saber gerir suas finanças pessoais. Durante 2021, foram realizadas mais de 100 ações sociais e educacionais, como cursos, palestras, transmissões online, ações em escolas e universidades, alcançando diretamente mais de 18 mil pessoas. Somente o canal Sua Saúde Financeira, que traz informações e dicas com uma linguagem descomplicada, recebeu mais de 24 mil visitas no último ano. Os vídeos alcançaram mais de 410 mil visualizações no canal do Youtube Unicred Central Conexão.

De acordo com o presidente, uma das mais importantes ações de 2021 foi o lançamento do Unicred.edu, um programa de formação financeira e empreendedora gratuito. A ideia do programa é preparar alunos para o início da vida profissional. Toda a ementa passa pela curadoria de especialistas e foi construída em parceria com instituições como Sebrae, IBMEC, Hackmed e Quanta Previdência. O curso visa complementar a grade curricular oferecida pelas universidades, principalmente dos cursos que não tem disciplinas de finanças, como é o caso da área da saúde. O Unicred.edu também pode ser realizado pelos cooperados.

Ações voltadas para a solidariedade e para o meio ambiente não ficaram de fora das propostas da Unicred Conexão no ano que passou, onde podemos destacar o Dia de Cooperar, conhecido como “Dia C”.

O principal objetivo desta ação foi o combate à fome, arrecadando alimentos. “Juntamos esforços e decidimos apoiar algumas instituições. Foram arrecadados um total de 2,3 toneladas de alimentos, produtos de limpeza, peças de roupa e recursos destinados à caridade”, conta Remaclo.

Melhor empresa para se trabalhar

Em 2021, a Unicred Central Conexão foi eleita a 3ª melhor empresa de médio porte para se trabalhar no Estado de Santa Catarina, por meio do Programa de Certificação GPTW (Great Place to Work), que busca reconhecer a excelência das práticas realizadas junto aos colaboradores.

Essa é a quarta vez que a cooperativa está dentre as empresas reconhecidas.

“A premiação é um reconhecimento importante para nós porque demonstra que no cotidiano praticamos as ações de valorização das pessoas”, afirma Remaclo.

Na Unicred Central Conexão destacam-se os investimentos com educação através da Universidade Cooperativa Unicoop e Escola de Negócios, que, juntas, proporcionam capacitação interna de qualidade aos seus colaboradores.

Na Escola de Negócios foram realizados 23 cursos, 59 eventos, totalizando 7.971 horas de desenvolvimento. Já na Universidade Cooperativa, o alto nível do trabalho é assinado pela mentoria de profissionais de renome, como Mário Sérgio Cortella, Waldemar Niclevicz, Clóvis de Barros Filho, João Cordeiro, Pedro Mandelli e Dorival Donadão.

Mais sobre a Unicred

Atualmente a Central Conexão é composta por sete singulares, Unicred Valor Capital, Unicred Desbravadora, Unicred Centro-Sul, Unicred União, Unicred Vale, Unicred Coomarca e Unicred Mato Grosso, com 101 agências e mais de 105 mil cooperados em diversas regiões do Brasil, como nos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso, e as cidades de São Paulo, Brasília e Belém.

Link para o Relatório de RS 2021 https://unicred.com.br/centralconexao/institucional/entidade/relatorio-de-responsabilidade-social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *