Agência de classificação de risco Moody’s Local uma das mais relevantes do mundo, reconhece a estabilidade das cooperativas Unicred

De acordo com a Moody’s Local, rating representa a atuação consolidada em uma carteira de crédito com baixa inadimplência e boa cobertura de créditos em atraso

A Unicred Central Conexão celebra, neste mês de novembro, o recebimento da classificação de emissor A+.br, com perspectiva estável, da Moody’s Local BR Agência de Classificação de Risco Ltda. A cooperativa também recebeu os ratings de depósito de longo prazo de A+.br e de curto prazo de ML A-1.br. De acordo com a agência avaliadora, as notas atribuídas à Central Conexão refletem a combinação dos resultados de suas sete cooperativas singulares filiadas à central.

De acordo com o relatório emitido pela Moody´s Local, os ratings representam a atuação consolidada em uma carteira de crédito com baixa inadimplência e boa cobertura de créditos em atraso, influenciada pelo foco de atuação na área da saúde. “Além da diversificação na oferta de produtos e serviços, o baixo custo de captação e a isenção fiscal aplicável no ato cooperativo impulsionam a geração de resultados estáveis e elevados níveis de rentabilidade, que por sua vez auxiliam nos índices de capital”, destaca o documento.

Para a diretora de Riscos e Compliance da Unicred Central Conexão (central estratégica das cooperativas singulares Unicred Valor Capital, Unicred Desbravadora, Unicred Centro-Sul, Unicred Centro-Sul, Unicred Vale, Unicred Coomarca e Unicred Mato Grosso), Silvana Agostini, a atribuição de rating por agências renomadas como a Moody’s Local fortalece o Sistema Unicred no cooperativismo nacional, principalmente neste momento em que a cooperativa investe em expansão para estados como São Paulo, Pará, Amazonas, Bahia, Sergipe e Rondônia, bem como para o Distrito Federal. “A avaliação também reforça para a sociedade a importância e a segurança de instituições financeiras cooperativas”, destaca a diretora.

Além da atribuição consolidada pela Unicred Central Conexão, as cooperativas filiadas também receberam ratings conforme o seguinte: Unicred Valor Capital com a nota AA-.br, Unicred Desbravadora com a nota A.br, Unicred Centro-Sul com A+.br, Unicred União com a nota A-.br, Unicred Vale com A.br e por fim, Unicred Mato Grosso com a nota A+.br. Para os executivos destas cooperativas, os ratings refletem o excelente momento de crescimento e expansão vivido com a credibilidade que os cooperados depositam em suas instituições.

Sobre o Sistema Unicred

O Sistema Unicred nasceu há 33 anos com o propósito de levar prosperidade à vida de todos os cooperados, pois tem como missão ser um agente em busca do bem-estar social e econômico dos Cooperados e da comunidade em que se integra. Oferece aos seus Cooperados atendimento qualificado, e diversas soluções financeiras. Conta com uma Confederação, 4 Centrais, 34 Cooperativas, mais de 330 Unidades de Negócios, R$ 21,6 bilhões de ativos e 12,5 bilhões na carteira de crédito, além de mais de 264 mil cooperados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *