FGCoop e Banco Central do Brasil estabelecem acordo estratégico de cooperação

Parceria promete impulsionar o progresso do cooperativismo brasileiro

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) e o Banco Central assinaram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de facilitar o intercâmbio de informações e promover ações relevantes ao cumprimento das atribuições de ambas as entidades. A solenidade de assinatura do documento aconteceu durante o 8º Fórum Técnico Conjunto realizado nos dias 27 e 28 de novembro, em Brasília, e contou com a participação do diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino, e o presidente do Conselho de Administração do FGCoop, Luiz Antônio Ferreira de Araújo.

A parceria estabelece atribuições que aprimoram o controle do Sistema Cooperativista de Crédito no país. Ambas as partes atuarão para fornecer informações relacionadas aos cooperados cobertos pelo FGCoop, assegurando assim ações preventivas para manter estabilidade e segurança do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Além disso, o acordo prevê a produção e divulgação de estatísticas consolidadas sobre os produtos financeiros assegurados pelo FGCoop, promovendo transparência e confiança.

O acordo prevê, ainda, a colaboração técnica e científica e apoio institucional para a promoção da cidadania financeira por meio de ações de educação e inclusão financeira, de proteção do consumidor de serviços financeiros e de participação no diálogo sobre o sistema do cooperativismo de crédito, além do aprimoramento da estratégia de comunicação do papel institucional e das funções do FGCoop.

Sobre o FGCoop

O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) é uma associação civil sem fins lucrativos, de abrangência nacional e com personalidade jurídica própria no âmbito do direito privado. Sua função principal é salvaguardar os recursos confiados por indivíduos e entidades às cooperativas financeiras e aos bancos cooperativos associados, garantindo a segurança dos depósitos realizados. Em situações de intervenção ou liquidação de cooperativas associadas, o FGCoop tem o papel de recuperar depósitos ou créditos, limitados a até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, conforme as disposições do regulamento. A atuação do FGCoop abrange diversas áreas estratégicas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Além de prover garantias financeiras, a entidade monitora de perto a saúde financeira das cooperativas financeiras associadas. Oferece, ainda, apoio financeiro para cooperativas associadas em risco de descontinuidade.  Mais informações no site: www.fgcoop.coop.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *