Cooperativismo financeiro na década de 2020: sem filtros!

Esse é o título do novo livro dedicado ao cooperativismo financeiro, cujo lançamento integra as solenidades de celebração do dia internacional desse segmento cooperativo.

Segundo Ênio Meinen, autor da obra, “a iniciativa é motivada pelas muitas transformações que vêm ocorrendo no ambiente corporativo nos últimos anos, sobretudo no mercado financeiro, seja no campo operacional, seja no modelo de gestão, mudanças essas que repercutem diretamente nas instituições financeiras cooperativas”.

Ao falar do título, Ênio esclarece que o livro, além de exaltar as virtudes do cooperativismo financeiro, apresentará as imperfeições do modelo na prática, o que justifica o emprego da locução final “sem filtros!”.

Organizada em 7 capítulos, tal como o número de princípios cooperativistas, a obra explora aspectos sensíveis e estratégicos do movimento, abrangendo um amplo e fiel diagnóstico do segmento – que retrata aspectos positivos e também adversidades e deficiências –, passando pelos principais desafios e pelas ameaças decorrentes do cenário econômico, da concorrência e de seu ambiente interno, e, ao final, apresentando as oportunidades diante desse contexto.

Nela, os atores cooperativos, em especial os que militam no ramo financeiro, poderão encontrar elementos úteis para orientar a eleição de suas prioridades e a implementação das correspondentes ações para o ciclo que se anuncia; mergulhar em profundidade nos princípios da intercooperação e do interesse pela comunidade; entender a extensão e os efeitos da revolução tecnológica em curso e, ainda, conhecer, em todos os seus detalhes, as significativas alterações propostas para a Lei Complementar 130, de 2009.

O livro também traz um conteúdo doutrinário relevante para os estudos acadêmicos e para a fundamentação de teses de interesse das instituições financeiras cooperativas, além de servir de fonte de consulta para todos aqueles que tenham curiosidade sobre esse modelo de empreendedorismo coletivo.

Para adquirir a publicação os interessados poderão acessar a Livraria Virtual da Confebras, pelo link https://livraria.confebras.coop.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *